Niterói celebra o réveillon de esperança e paz

Por

Cerca 500 mil pessoas acompanharam a mais tradicional celebração de Ano Novo, na Praia de Icaraí, Zona Sul de Niterói. O 'Réveillon da Paz', tema escolhido para a festa da virada esse ano, contou com um espetáculo de pirotecnia com duração de 18 minutos, três a mais do que em 2016, e foi maior que a de Copacabana, no Rio, que teve 17 minutos. O público presente pôde acompanhar a queima de fogos de artifício proporcionado por cinco balsas distribuídas pela orla, localizadas a 500 metros da faixa de areia. Um grande arco-íris, candelas romanas, coqueiros, estrelas e corações coloriram o céu de Niterói emocionando o público presente. Ao todo foram utilizadas 11 mil bombas. 

Crianças receberam pulseiras de identificação.

Foto: Evelen Gouvêa

O público que chegou cedo à praia, acompanhou a festa comandada pela jornalista Cláudia Cataldi, apresentadora oficial do evento. 

O evento começou às 19h com a apresentação de artistas niteroienses. Um grande palco foi montado entre as ruas Belisário Augusto e Otávio Carneiro, na Praia de Icaraí. O modelo deste ano foi diferente, o chamado 2 águas, de forma retangular, o que deu a sensação de amplitude no espaço. 

A cantora Lary, que misturou pop e funk melody, abriu a noite de shows, em seguida foi a vez da banda JPG, de pop rock, seguida pela Bicho Solto, que trouxe samba, pop e rock, além dos jovens do projeto More, do Fonseca. A ONG atua com crianças, adolescentes e adultos em situação de extrema pobreza e risco social. A atração principal ficou por conta da banda Skank, que comandou a virada do ano. 

Outra atração da noite foi de responsabilidade do público. Quem estava curtindo pela orla pôde interagir mandando suas fotos, que foram reproduzidas nos telões na extensão da praia. Foram cerca de 140 m² de telões, onde os visitantes puderam assistir aos shows, fogos e acompanhar a contagem da virada. 

A bancária Eliane Ferrari, de 49 anos, disse que esse é o primeiro ano que ela e a família participam do réveillon em Icaraí.

"Ha 49 anos tinha vontade de passar o Ano Novo aqui.  Achei a segurança firme, com bastante ambulâncias. Um espetáculo maravilhoso! Desejo A cidade de Niterói paz", celebra a bancária. 

Já a estudante Milena Ferrari, de 18 anos, falou da empolgação para o show da festa em Icaraí. 

"Eu gosto muito do espetáculo dos fogos mas eu vim mesmo para ver o Skank", comentou a estudante.  

A psicolóloga Melissa Terra e o marido Carlos Araujo (engenheiro) mantiveram a tradição de levar Palmas para jogar no mar. 

"Apesar de ser moradora de Niterói, eu nao tenho muito costume de vir para Icaraí. Mas esse ano fiz uma ótima escolha. Muito organizado e bonito de se ver. Espero que esse ano seja de muita paz para todos nós", fez os votos a psicologa.

Segurança - Um efetivo de aproximadamente mil homens, entre policiais militares e agentes da Guarda Municipal fizeram a segurança do local. De acordo com o Coronel Márcio Rocha, comandante do 12° Batalhão da Polícia Militar de Niterói, cerca de 576 policiais estiveram envolvidos na segurança, tanto no bairro que concentra o maior público, como em outras regiões de acesso a cidade e demais praias do município. Os agentes utilizaram 71 viaturas, entre patrulhas e motocicletas, assim como cavalos ou mesmo a pé. 

A festa foi coordenada a partir da sede do batalhão, com auxílio das câmeras espalhadas pela cidade e com oficiais nas praias. Mais câmeras foram instaladas na orla da praia para aumentar a fiscalização. 

O Cisp Móvel ficou na altura da Praça Getúlio Vargas e foi o ponto de controle e também serviram como ponto de comando da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Foram distribuídas pulseiras de identificação para as crianças. Caso alguma delas ficasse perdida durante os festejos, eram enviadas informações via rádio para funcionários da Neltur. Polícia Militar informou que nenhuma ocorrência grave foi registrada. Na fiscalização, foram 13 torres de policiamento - oito no calçadão e cinco na areia - e quatro para o Corpo de Bombeiros. Além disso o trânsito ficou interditado em toda a orla de Icaraí para dar mais conforto ao público. 

Segundo a Polícia Militar não houve registro de ocorrências e o Corpo de Bombeiros relatou que nenhum atendimento de emerência foi necessário.

Houve fiscalização sobre a venda de bebidas em garrafas de vidro e o porte de fogos de artifícios. 

Outra inovação deste ano ficou por conta de uma ação social e ambiental. Durante a celebração, a cooperativa de catadores Ecoponto ficou espalhada pela praia, conscientizando a população sobre a importância da reciclagem. Próximo aos foodtrucks, recipientes foram disponibilizados para que todo o lixo reciclável fosse separado no local. Segundo o coordenador da ação, Edson Farias, os catadores são de uma casa de recuperação e toda a renda será revertida para a cooperativa, auxiliando no tratamento das pessoas.   


  • Tags: