Niterói terá, a partir do segundo semestre de 2017, projeto para ocupação de terrenos baldios ociosos na cidade. Com orçamento próprio ainda a definir e participação das iniciativas público e privada, o Programa de Agricultura Urbana em Niterói (Nit-Hortas) deve criar espaços de horticultura em terrenos ociosos e áreas públicas. O primeiro local a receber o projeto será o Maquinho, localizado no Morro do Palácio.
O programa vai ter atuação em terrenos públicos e privados. Para isso, as áreas públicas serão desafetadas, e os privados serão usados por iniciativa do proprietário em cessão de uso. O Programa de Agricultura Urbana prevê identificação de locais adequados para a agricultura urbana e hortas comunitárias (diagnóstico), chamamento anual junto aos moradores mais próximos do local identificado, capacitação técnica dos moradores e suporte e acompanhamento da evolução das áreas cultivadas.
A Nit-Hortas deve ter início após a homologação do decreto que institui o programa. A expectativa é de que sejam beneficiados, de maneira direta, os moradores locais, e de maneira indireta toda a cadeia produtiva local e a coletividade.
A iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade e da Secretaria Municipal de Projetos Estratégicos, Ciência e Tecnologia promete “apresentar ações de formação sobre técnicas de agricultura urbana, manutenção de espaço público, trabalho comunitário, compostagem e proteção ambiental”.
O cidadão interessado em ceder áreas para o projeto ou necessitar informações pode entrar em contato pelo email niteroismarhs@gmail.com ou pelos telefones 2613-2283 e 2622-7631.