A Ordem dos Advogados do Brasil / Seção do Estado do Rio de Janeiro (OAB/RJ) lança, na manhã desta quinta-feira (14), às 10h30, a Campanha de Combate ao Caixa 2 nas eleições de 2016. Na ocasião, serão apresentados o aplicativo (para Android e iOS) da campanha, que permitirá a qualquer cidadão denunciar casos suspeitos desta prática; além dos representantes do comitê estadual da campanha, que terá o apoio das 63 subseções da OAB/RJ distribuídas pelo Estado neste projeto.
Iniciativa da OAB Nacional, em conjunto com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), pretende estimular a sociedade civil a fiscalizar o uso de caixa 2 por candidatos, apresentando denúncias contra essa prática ao Ministério Público e à Justiça Eleitoral.
“A campanha também busca conscientizar a população sobre condutas irregulares que podem ser usadas no pleito. A OAB obteve, ano passado, importante vitória no STF ao proibir o financiamento de pessoas jurídicas para campanhas eleitorais. Agora, o objetivo é manter a vigilância ao orientar a sociedade sobre o valor do seu voto, o pilar do Estado democrático de direito”, afirmou o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz.