Obras da Catedral são retomadas

Por

O monumento foi projetado por Oscar Niemeyer, com 75 metros de altura. Arquidiocese não deu novo prazo para conclusão das intervenções no local

Evelen Gouvêa

As obras da Nova Catedral de São João Batista, no Centro, voltaram a avançar com as escavações, após ter a intervenção paralisada por falta de maquinário especial para o terreno. Enquanto a questão não era resolvida, testes de integridade foram executados nas estacas instaladas. A expectativa de finalização era para o final de 2021, porém, novos prazos não foram divulgados pela Arquidiocese de Niterói.

As escavações foram interrompidas em setembro de 2018 por falta de maquinário adequado para atuar no terreno da Nova Catedral, parte do Aterro da Praia Grande, construído na década de 1970, que utilizava enrocamento para expulsar a água de forma gradativa. Um deles estava localizado no local do último pilar, onde ficam as últimas 10 estacas, algumas com até 50 metros de profundidade, responsáveis por suportar uma carga aproximada de 8.500 toneladas. 

Por conta dessa necessidade de mobilizar maquinário específico para perfurar as rochas do enrocamento, outras atividades foram executadas nesse período, como a preparação e execução de testes de integridade nas estacas já executadas. Segundo a Arquidiocese, o maquinário já está em funcionamento e sendo finalizada a quarta estaca do bloco norte, fase que falta para finalizar esta etapa.

Nos próximos passos da obra, constam os blocos de coroamento do apoio da laje, as vigas e a laje do nível inferior, para em seguida começar a subir a catedral. Apesar de não dar novos prazos para a conclusão da obra – a última era para o final de 2021 –, a Arquidiocese adiantou que a previsão de começar a subir a catedral é para o final de 2019 e início 2020, porém há chances de alterar o cronograma.

Em setembro, a Arquidiocese havia informado que a catedral começaria a ser erguida no primeiro trimestre de 2019. A última etapa das fundações teve início em maio deste ano. A Nova Catedral, construída às margens da Baía de Guanabara, no Caminho Niemeyer, promete acolher até cinco mil pessoas em seu interior e aproximadamente 15 mil em sua esplanada, o espaço total é de 13.600m². A cúpula da igreja terá 60 metros de diâmetro e a nave central, 80 metros. 

Iniciada em março de 2016, a obra é dividida em três fases: fundações da cúpula, subterrâneo e esplanada, e o acabamento da intervenção. O monumento foi projetado por Oscar Niemeyer, com 75 metros de altura. 

Para a construção da Nova Catedral, a mitra realiza campanha de arrecadação de fundos. Está em andamento um sorteio filantrópico, autorizado pela Caixa, de um carro Renault KWID doado por uma concessionária, no preço de R$ 5, podendo ser encontrado nas paróquias da Arquidiocese. 

Outra forma de contribuir é o Caminho da Gratidão, uma galeria no interior da igreja, dividida em santos de devoção, na qual fiéis poderão deixar uma mensagem em uma peça de cristal, formando um vitral. O cadastro pode ser individual ou em grupo através do site https://caminhodagratidao.com.br. 


  • Tags: