Obras da Fagundes Varela na reta final

Por

As obras de contenção de encosta na Rua Fagundes Varela, no Ingá, Zona Sul de Niterói, foram visitadas nesta terça-feira (12) pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. Os trabalhos têm previsão de conclusão para o dia 30. A via e a calçada serão liberadas totalmente ao tráfego no dia 10 de agosto. O investimento da prefeitura é de R$ 4,3 milhões.

“Esta obra começou há três meses e nós a estamos executando com segurança, planejamento e, ao mesmo tempo, celeridade. Esta obra será concluída com total segurança para os moradores do Morro do Estado e da Fagundes Varela e para todos os cidadãos que utilizam esta via, que é um dos principais acessos à região de Icaraí e do Ingá”, explicou o prefeito, destacando que a prefeitura investiu mais de R$ 100 milhões em obras de contenção de encostas nos últimos três anos e meio nos pontos mais críticos da cidade.

“Também investimos em estações meteorológicas, na criação de 30 Nudecs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil), em pluviômetros e na construção de milhares de unidades de habitação de interesse social em pequenos núcleos, nos bairros de origem das famílias que sofreram a tragédia das chuvas de 2010. É importante ressaltar que, nestes três anos e meio, apesar dos fenômenos climáticos intensos, inclusive mais fortes do que as chuvas de 2010, nós não tivemos nenhuma ocorrência grave e nem a perda de vidas. Isso é resultado de planejamento e investimento prioritário”, analisou o chefe do Executivo municipal.

O secretário de Obras e Infraestrutura Vicente Temperini acompanhou a vistoria realizada pelo prefeito e informou que, pela localização estratégica da rua, a obra teve que ser feita de maneira rápida, emergencial e com segurança.

“Este é o único acesso viário do Morro do Estado e uma importante ligação entre Icaraí, Centro e Ingá. A prefeitura está atuando em diversas frentes, mas com olhar especial para a contenção de encostas. Um bom exemplo disso é o mapeamento de risco do município, que vai levantar todos os pontos de risco indicados pela Defesa Civil e vai propor solução técnica e orçamento para essas obras”, disse.

O major Wallace Medeiros, subsecretário de Defesa Civil, elogiou os trabalhos e a pronta resposta da prefeitura na realização das obras, evitando futuros desabamentos no local.
“É uma pronta resposta do poder público a uma situação de iminente desastre”, analisou o major. 

  • Tags: