Operação Verão será intensificada em Niterói

Por

Objetivo da ação será garantir o acesso ordenado às praias da cidade, a repressão aos ambulantes ilegais e a fiscalização dos regularizados

Foto: Lucas Benevides

A Operação Verão, realizada pela Prefeitura de Niterói, será intensificada já a partir desta sexta-feira (4), por conta do grande movimento esperado nas praias da cidade em função do aumento das temperaturas. A ação tem como objetivo minimizar os impactos causados pelo grande fluxo de pessoas que frequentam as praias na estação.  
Segundo a Prefeitura, as ações da Operação Verão são realizadas na orla com objetivo de ordenar as rotas das praias da cidade de forma integrada entre diversos órgãos públicos, como a Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), em conjunto com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans). 
 
Para preparar os banhistas, turistas e moradores, os órgãos públicos realizaram, no último final de semana e neste feriado de Finados (2), intervenções de orientação e disciplinamento de trânsito nos acessos às praias de Itacoatiara, Camboinhas, Sossego, Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, São Francisco, Adão e Eva, Itaipu, Piratininga, Charitas e Icaraí. Essas praias receberão os agentes públicos da Operação Verão até o final da estação do calor. 
 
Reforço - Cerca 100 guardas municipais realizarão o patrulhamento de dez praias do município. Nos mesmos moldes dos anos anteriores, os principais objetivos são garantir acesso ordenado às praias da cidade, a repressão aos ambulantes ilegais e a fiscalização dos regularizados, além da realização de ações que coíbam a atuação de flanelinhas e cobranças irregulares de estacionamento. 

Cerca de 100 guardas municipais realizarão o patrulhamento de dez praias de Niterói

Foto: André Redlich


Ações com o apoio do Departamento de Fiscalizações de Posturas também estão previstas. Os principais alvos são estabelecimentos que costumam invadir areia com mesas e cadeiras acima do limite permitido. O Departamento também fiscalizará a cobrança de consumação para utilização das mesas, o que não é permitido. 
 
“A praia é o ambiente mais democrático que existe, por isso precisamos manter a ordem para que todos possam se divertir”, afirmou o secretário de Ordem Pública de Niterói, Gilson Chagas. 
 
A NitTrans informou que houve registro de lentidão nos acessos a Itacoatiara, Camboinhas e Piratininga devido ao grande volume de tráfego, mas sem maiores tumultos. Foram 21 autos de infração e nenhum carro precisou ser rebocado. 
 
As faixas reversíveis do Parque da Colina e do Largo da Batalha entraram em operação às 15h15. Além disso, foi acionada a operação Onda Verde, com todos os sinais abertos, desde a rotatória do Cafubá até Icaraí. 
 
Operadores de tráfego ficaram posicionados em pontos estratégicos para impedir o avanço de sinal nos cruzamentos do trajeto. Graças a essas medidas, não foi registrada nenhuma retenção na volta para casa. 
 
Cadastro para ônibus de excursão 
 
Para manter o ordenamento, a Neltur esclarece que excursionistas com destino às praias niteroienses passarão por um cadastramento. Clique aqui para saber quais são procedimentos de cadastro. Segundo a Neltur, as mais procuradas são Piratininga e Charitas. 
 
“É um serviço de ordenamento para facilitar o acesso às praias e evitar o excesso de ônibus de excursão na cidade, fazendo com que os próprios moradores não sejam prejudicados no seu dia a dia, mas também facilitando os turistas que chegam encantados com as belezas de nossas praias”, destaca o presidente da Neltur José Haddad. 
 
Quaisquer informações sobre excursão também podem ser obtidas na sede da Neltur, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, ou pelo telefone 3611-3809. 

  • Tags: