Parceria pela conscientização

Por

Ingrid Franco e sua filha Jennifer, após a solenidade no Clube Português

Foto: Marcelo Feitosa

Cerca de 650 crianças de nove escolas municipais participaram ontem da solenidade de conclusão de curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Niterói. A cerimônia, realizada no Clube Português, no Ingá, Zona Sul de Niterói, teve como objetivo conscientizar as crianças matriculadas no quinto ano do ensino fundamental sobre os malefícios do uso de álcool e drogas através de aulas ministradas por policiais militares ao longo de seis meses.

Além das palestras e trabalhos desenvolvidos com o intuito de combater o uso de drogas pelas crianças, o curso também incluiu os pais e responsáveis pelos alunos, que também são advertidos e informados sobre o assunto. O projeto é um canal para fortalecer a autoestima dos alunos, desenvolvendo a amizade entre as próprias crianças e integrando os policiais militares com a população.

O comandante do 12º BPM (Niterói), coronel Fernando Salema, esteve no Clube Português e falou sobre o projeto. 

“Essa iniciativa já existe há 23 anos aqui no Estado, e o Rio foi um dos pioneiros quando o projeto chegou aqui no Brasil. É uma felicidade enorme saber que já conseguimos atingir um público de cerca de um milhão de alunos, ver a alegria das crianças participantes é rejuvenescedor. Dá uma satisfação tremenda perceber que estamos no caminho certo, alertando as crianças para evitar que elas tenham um primeiro contato com as drogas, seja de qual tipo for, como o próprio cigarro e a bebida, que só fazem mal à nossa saúde. Quando a gente participa de um projeto desses – que resgata a cidadania – a gente espera que as crianças absorvam isso e consigam desenvolver esse aprendizado na sua vida”, afirmou.

A cabo Benites, policial e professora do Proerd, exaltou o trabalho realizado pela parceria.

“A sensação final é de trabalho realizado, dever cumprido. Nosso desejo é que essas crianças continuem estudando, façam uma faculdade e se tornem bons cidadãos, construindo um futuro e uma sociedade melhor. Hoje a formatura de cada criança é apenas uma sementinha plantada que renderá bons frutos no futuro”, declarou.

A mãe de uma das crianças formandas, Ingrid Franco, de 31 anos, destacou a importância do projeto para a formação dos jovens.

“Gostaria de parabenizar a Prefeitura de Niterói e a Polícia Militar pelo incentivo que eles estão dando às crianças, pois o Proerd é um programa muito importante para evitar que as crianças e os adolescentes se envolvam com coisas ruins, principalmente pelo momento complicado que estamos passando no nosso país”. Questionada sobre a formatura da sua filha, a analista de sistemas foi incisiva.

“Fico muito feliz de ver que minha filha soube aproveitar esse momento e saber que outras crianças também. Assim, futuramente, podemos mudar nosso país para melhor”, concluiu, orgulhosa.

Já a sua filha, Jennifer, de apenas 10 anos, falou sobre a sensação de concluir o curso e receber um tablet do projeto como premiação. “Eu e meus amigos ficamos bem felizes com o curso. Achei muito importante”, afirmou a estudante da Escola Municipal Professor André Trouche.

  • Tags: