Em entrevista ao Grupo Fluminense realizada na última semana, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, traçou seus principais projetos para 2018 e explicou sua recente mudança de legenda, ao deixar o Partido Verde (PV) para ingressar no Partido Democrático Trabalhista (PDT).
?
Para o ano que vem, o prefeito traça um cenário otimista, principalmente por conta da crescente arrecadação proveniente dos royalties do petróleo. A partir de 2018, Niterói ultrapassará Campos e Macaé no recebimento desses recursos, ficando atrás apenas de Maricá em todo o Estado do Rio. “Colocamos a cidade como a melhor administração do Estado do Rio de Janeiro. Essa arrecadação dos royalties é muito significativa e importante. E agora, esses recursos dão à cidade uma oportunidade extraordinária de se tornar, até 2020, a maior administração do Brasil. Esse é o nosso objetivo”, disse Rodrigo Neves.
Segundo o prefeito, a Prefeitura de Niterói tomará, a partir de 2018, uma medida inovadora no país: a criação de um Fundo de Estabilização Fiscal e Econômica a partir de uma parcela dos adicionais dos royalties do petróleo, que tanto contribuem para a arrecadação anual do município. “Apesar de poder gastar, praticamente, de maneira livre os royalties no meu mandato, vamos encaminhar um projeto de lei para a Câmara dos Vereadores propondo a constituição de um fundo, a partir de 2018, para os próximos três anos e também para os próximos 20 anos. Será algo prevendo a poupança de 10% a 30% dos adicionais dos royalties, o que vai somar cerca de R$300 milhões em três anos e, ao longo de 20 anos, a nossa projeção é poupar até R$3 bilhões”, diz o prefeito, acrescentando logo em seguida: “Os recursos do petróleo são finitos e extraordinários, então, trata-se de uma questão de responsabilidade, pois estou abrindo mão de gastar no meu governo pensando nas futuras gerações”, afirmou Rodrigo Neves.
Para 2018, o prefeito planejou ainda várias obras, como a de revitalização e implantação de uma ciclovia na Alameda São Boaventura, no Fonseca; o início das obras de microdrenagem nos bairros Santo Antônio, Maravista, Engenho do Mato, Serra Grande e Jacaré; e as obras de contenção de encostas no Morro do Estado e em Santa Bárbara, entre outras.
Inaugurações marcaram gestão em 2017
Rodrigo Neves também fez questão de lembrar dos feitos da prefeitura neste ano, como a inauguração de escolas e unidades de saúde, a reabertura do Restaurante Popular e da Biblioteca Parque Estadual. Também citou cooperações com as forças de segurança pública firmadas ao longo de 2017.
“Foram muitos incentivos à segurança, como a ampliação do Proeis, os portais de monitoramento, o sistema de o painéis do Centro de Mobilidade, novos corredores cicloviários, novas áreas públicas revitalizadas, como o Parque das Águas... Enfim, é uma avaliação extremamente positiva que eu faço do primeiro ano desse ciclo, muito diferente do que encontramos em 2013, quando a cidade passava por seis anos de déficit nas contas públicas. Destaco que este ano de 2017 é mais um ano que terminamos com as contas no azul”, lembrou Neves.
O ano de 2018, ainda de acordo com o prefeito, será mais um ano de muitas obras e inaugurações para a população niteroiense. Serão intervenções e novidades para diversas áreas do governo. Um dos focos será a Região Oceânica.
“Nos últimos quatro anos, investimos mais na Região Oceânica mais do que nos últimos 50. E vamos continuar investindo. No entanto, nossas secretarias estão se reunindo para o alinhamento e cumprimento de todas as metas para toda a cidade”, garantiu Rodrigo.
Concurso – Ainda durante a entrevista, o prefeito Rodrigo Neves anunciou outra medida prioritária da prefeitura para o ano que vem. Segundo ele, no início do ano haverá a realização de um concurso público para auditores na área de controle interno da Controladoria-Geral do Município.
“Niterói vai ser a primeira cidade do Brasil a criar essa carreira de auditor de controle interno. A previsão é de que o processo se inicie em fevereiro ou março. Isso integra uma estratégia que estamos desenvolvendo de profissionalização da administração de Niterói. No primeiro mandato já realizamos o concurso para procurador e para auditor e fiscal de receita, além de criarmos da Secretaria de Planejamento. Essa é mais uma medida de profissionalização e transparência”, afirmou.
Trechos de obras serão liberados ao trânsito
O prefeito Rodrigo Neves também fez um balanço do primeiro ano de seu segundo ciclo de gestão, dando ênfase à entrega do Túnel Charitas-Cafubá e do Mergulhão da Praça da Renascença, as duas maiores obras da cidade de Niterói, inauguradas este ano.
O prefeito também reiterou o compromisso de liberar, para a passagem de veículos os trechos interditados da Estrada Francisco da Cruz Nunes e da Av. Almirante Tamandaré, em Itaipu e Piratininga, respectivamente, ainda neste ano de 2017.
Atualmente, as vias passam por obras de macrodrenagem que vêm causando transtornos no trânsito da região. O objetivo é acabar, ou pelo menos atenuar, os constantes alagamentos que atrapalham tanto a vida dos moradores do bairro do Santo Antônio.
“As obras de infraestrutura da Transoceânica e de urbanização dos bairros está indo a todo vapor, seguindo o cronograma. Agora, em dezembro, terminamos as obras de macrodrenagem, as mais díficeis. Estamos fazendo um verdadeiro cinturão no entorno do bairro do Santo Antônio para evitar enchentes”, declarou o prefeito, acrescentando em seguida:
“Aquela região não possuía nenhum sistema de drenagem e, com essas galerias subterrâneas, mesmo sem a obra estar concluída, já vimos resultados positivos. Muitas vezes as pessoas não entendem, pois, apesar de grandiosa, é uma obra que não aparece, que é enterrada, e que causa muitos transtornos”, disse o prefeito, acrescentando que trata-se mais do que uma obra de mobilidade, mas também de infraestrutura.
As galerias subterrâneas para macrodrenagem vão captar as águas das chuvas, que descem para o bairro do Santo Antônio, e levá-las diretamente, por meio de uma interligação, para o Canal do Camboatá, na entrada do bairro de Camboinhas. Toda a obra tem previsão de conclusão para o primeiro trimestre de 2018.