O evento Presente de Iemanjá, que chega à décima edição neste domingo, na Praia das Pedrinhas, em São Gonçalo, vai virar Patrimônio Público Cultural de Natureza Imaterial e Religioso. O projeto de lei, de autoria do vereador Alexandre Gomes, será colocado em votação em sessão plenária após receber parecer favorável na Comissão de Justiça e Redação.
Todos os anos, cerca de duas mil pessoas, muitas vindas de outros estados do Brasil, prestigiam o evento realizado pela Comissão de Povos Tradicionais de Matrizes Africanas, liderada pela Mãe Márcia D’Oxum, em homenagem à Rainha do Mar. “Este é um momento muito especial, em que comemoramos os 10 anos do Presente de Iemanjá, em São Gonçalo”, comemora a sacerdotisa, lembrando ainda da luta em favor da religião e contra os preconceitos. “Só de uns anos para cá é que estamos superando o racismo e o preconceito por parte do poder público”, afirma Mãe Márcia D’Oxum, destacando o apoio da Prefeitura de São Gonçalo e da secretaria de Cultura e da Fundação de Artes do município, parceiras na organização e realização do evento.
O Presente de Iemanjá está marcado para começar às 8 horas da manhã deste domingo, na Praia das Pedrinhas, com a presença dos devotos, que devem lotar o espaço para festejar da Rainha do Mar.