Região Metropolitana em debate

Por

Encontros, que reuniram mais de 100 pessoas, foram realizados no Prédio Anexo do Palácio Guanabara, no Rio

Paulo Vitor/Palacio Guanabara

Durante dois dias, o Governo do Estado, através da Câmara Metropolitana, reuniu técnicos e representantes de prefeituras, órgãos estaduais, sociedade civil, universidades e ONGs para o recolhimento de sugestões para o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, em elaboração pelo Consórcio Quanta- Lerner.

Os encontros foram realizados no Prédio Anexo do Palácio Guanabara e contou com a participação de mais de 100 pessoas. O diretor-executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro, enfatizou a importância de participação e do envolvimento da sociedade na construção do Plano Estratégico.

“Estamos na fase final dos trabalhos. Nesta etapa, estamos territorializando as propostas, apontando as estratégias mais importantes nos mais variados segmentos”, afirmou Vicente Loureiro.

Os participantes apontaram a necessidade de adoção de medidas, como o fortalecimento de centralidades urbanas, a criação de parques ao longo de vias férreas, a revitalização das Baías de Guanabara e de Sepetiba e de suas orlas, a integração dos sistemas de esgotos e de resíduos sólidos, os investimentos em modais logísticos para a recuperação e a integração dos centros de inovação tecnológica da Zona Oeste do Rio.

Os participantes foram divididos em cinco grupos para discutir a aplicação dos Planos de Ações Prioritárias em cada região: Leste, incluindo São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e Maricá; Norte, com a Baixada Fluminense e parte da Zona Norte do Rio; Oeste, incluindo Paracambi, Queimados, Seropédica, Itaguaí, Japeri e parte da Zona Oeste do Rio; Hipercentro, com os bairros da Zona Sul, Centro e a Barra da Tijuca, e Nordeste, com Rio Bonito, Tanguá, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Magé.

A próxima etapa será a realização de pré-conferências municipais, onde a população dos 21 municípios da Região Metropolitana poderá apontar as prioridades dos programas que estão sendo finalizados pela equipe do Plano Estratégico.

 
  • Tags: