Na terça-feira (15) será divulgado o resultado do exame da paciente, de 57 anos, internada no Hospital Luiz Palmier, em São Gonçalo, com suspeita de peste bubônica. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a coleta de amostras foi encaminhada para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Uma equipe de controle de zoonoses da Vigilância Ambiental foi enviada até a residência da mulher para realizar uma inspeção de pragas e roedores. A medida, segundo a secretaria, visa evitar o surgimento de animais infectados. No entanto, os técnicos não encontraram vestígios de ratos.
Na última quinta-feira (9), a Prefeitura de São Gonçalo divulgou a suspeita do caso. A mulher deu entrada no Pronto Socorro Central no dia 22 de dezembro, apresentando um quadro de insuficiência cardíaca. Ela foi transferida para o Hospital Luiz Palmier, onde permanece internada.
Na unidade, segundo a Secretaria de Saúde, equipes médicas realizaram o procedimento padrão de coleta de amostras oral, nasal e anal. No entanto, a paciente apresentava uma ferida na perna, o que motivou a solicitação de amostra de pele. O resultado mostrou a presença da bactéria Yersinia pestis, causadora da peste bubônica.
De imediato, a mulher iniciou o tratamento com antibióticos e, segundo a direção do hospital, está em leito de isolamento para evitar a disseminação da bactéria, sendo acompanhada pela equipe.
A Secretaria de Estado de Saúde disse que está seguindo o protocolo de análise e que acompanha o caso de perto.