Cerca de mil agentes de Segurança Pública irão trabalhar no Réveillon da Paz de Niterói, na Praia de Icaraí, distribuídos pela orla e em pontos estratégicos na Zona Sul. A festa da virada vai contar com queima de fogos, que deve chegar a 18 minutos, além de shows de artistas niteroienses e da banda Skank.
Aproximadamente 3 mil pessoas vão trabalhar na montagem de toda a logística da festa, que tem expectativa de público de mais de 500 mil pessoas. O presidente da Neltur, José Guilherme Azevedo, explica que a Prefeitura está planejando o evento com especial cuidado nas áreas de infraestrutura e segurança para atender a população e os cerca de 100 mil turistas que estarão circulando pela cidade.
“O Réveillon é o maior evento de Niterói, movimenta toda a economia da cidade e sua rede hoteleira. É um investimento que traz retorno para o município”, destaca.
Para a festa, o 12º Batalhão vai designar 500 policiais militares e a Guarda Municipal completará o efetivo. Assim como nos anos anteriores, o Cisp Móvel funcionará com um posto central, distribuindo pulseiras para identificação das crianças e tirando fotos, possibilitando que imagens dos menores que eventualmente se percam possam ser lançadas no telão, permitindo a localização com maior rapidez. A recomendação é de que as pessoas não levem objetos cortantes, fogos de artifício, garrafas, copos e taças de vidro para a praia.
O show pirotécnico vai durar 18 minutos, três a mais do que em 2016. Os fogos prometem surpreender o público com um majestoso arco-íris no céu de Icaraí, além de candelas romanas, coqueiros, estrelas e corações. Serão detonadas cerca de 11 mil bombas, em cinco balsas na Baía da Guanabara, distantes a 500 metros da área de arrebentação, de acordo com as normas de segurança da Capitania dos Portos.
Selfies – Sucesso no ano passado, as selfies estão de volta na festa da virada 2017/2018. O público poderá interagir mandando suas fotos, que serão reproduzidas nos telões na extensão da praia.
Gastronomia – Dez foodtrucks distribuídos ao longo da calçada vão atender a população. Serão cinco pontos, com dois veículos em cada: Rua General Pereira da Silva, Rua Presidente Backer, Rua Otávio Carneiro, Rua Belisário Augusto e Rua Oswaldo Cruz.
Telões – O público poderá assistir aos shows, os fogos e acompanhar a contagem da virada em seis telões – quatro nas torres e dois nas laterais do palco, que serão testados no dia 30.
Trânsito – A Rua Paulo Alves, na direção da esquina com a praia das Flexas, no Ingá, bem como todas as ruas transversais à praia de Icaraí, até a Rua Mariz e Barros, serão fechadas a partir das 18h do dia 31. Será permitida a passagem apenas de veículos dos moradores que forem estacionar em suas garagens.
Apoio – O veículo ficará estacionado em frente à Praça Getúlio Vargas, com distribuição de pulseiras de identificação às crianças e atendimento das demandas de menores perdidos, enviando informações via rádio para funcionários da Neltur. As câmeras do CISP Móvel têm alcance por toda a extensão da praia de Icaraí.
Limpeza – Cerca de 800 funcionários da Clin vão realizar o trabalho de limpeza da cidade, sendo que 45% estarão concentrados na área da praia de Icaraí. O início do procedimento será às 6h do dia 1º de janeiro, com previsão de término às 10h. Serão utilizados 100 contêineres e um total de 64 equipamentos, entre caminhões basculantes, pás mecânicas, retroescavadeiras e bob-cat (tratorzinho), além de pipa d’água utilizando água de reuso para 2 lavagens que concluirão a limpeza com desodorizador e eucalipto.
Turismo – Os Centros de Atendimento aos Turistas da Neltur estarão disponíveis no dia 31/12, das 9h às 14h, e dia 1º/01, das 13h às 18h. Informações sobre o Turismo na cidade poderão ser feitas pelo Disque-Turismo (0800 282 7755).
Shows - O Réveillon em Niterói começa com artistas niteroienses a partir das 19h, no palco montado na praia de Icaraí. Se apresentarão a cantora Lary, as bandas JPG e Bicho Solto, além dos jovens do Projeto MORE. Já o Skank, grande atração da noite, comandará a virada do ano na Praia de Icaraí.
José Guilherme Azevedo destaca que as atrações foram programadas para agradar a todos os tipos de público, com diferentes estilos musicais: “Temos a preocupação de sempre prestigiarmos os artistas do município. Este ano não será diferente”, ressaltou o presidente da Neltur.