O Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro divulgou nesta sexta-feira (26) o balanço sobre dos registros de ocorrência referentes ao mês de janeiro de 2016. Nos dados comparados com o mesmo período de 2015, as estatísticas de roubo de rua e de roubo de veículos aumentaram 10,4% e 16,9%, respectivamente.
Segundo o relatório, em janeiro de 2016 foram registrados 9.430 roubos de rua, onde enquadram-se os dados sobre roubo a transeunte, roubo de aparelho celular e roubo à coletivo, 885 a mais do que o registrado no ano passado. Já o indicador referente a roubo de carros superou o número do ano passado em 486 registros.
Entretanto, de acordo com o ISP, houve redução de casos de homicídio dolosos e letalidade violenta. Segundo o instituto, o número de homicídios com intenção diminuiu 8,7%, com 401 casos registrados em 2016 para 439 em 2015. No indicador letalidade violenta, que engloba homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e homicídio decorrente de oposição à intervenção policial, a redução foi de 8,3%.
Outro dado importante diz respeito ao número de policiais civis e militares mortos em serviço. Um policial foi morto em janeiro de 2016 para três no mesmo período do ano passado.
Na avaliação dos indicadores de produtividade policial, o balanço mostra redução do número de apreensões de drogas (9,8%), de armas (10,2%) e também nas prisões com guia de recolhimento (5,9%) e apreensões de adolescentes com guia (5,1%). Em contrapartida, aumentou o número de prisões em flagrante e através de cumprimento de mandado de prisão (3,3%) e de apreensões de adolescentes por prática de ato infracional e cumprimento de busca (31,9%).
Segundo ISP, os dados apresentados são referentes aos Registros de Ocorrência (RO) lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado durante o mês de janeiro de 2016, em comparativo com os atos lavrados no ano anterior.