O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Niterói, primeira regional do Brasil, completa 14 anos de trabalho integrado hoje, e comemora bons resultados. A cidade sedia a Central de Regulação Médica das Urgências, que coordena os serviços pertencentes à Metropolitana II, atendendo os municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim e Maricá. Cerca de 2 milhões de habitantes são atendidos, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018.
De acordo com o Coordenador Regional da Metropolitana II (Metro II), Olavo Cabral, ao longo dos anos, cerca de 78% dos serviços de socorro pré-hospitalar são resolvidos pelo número 192 ou no local da ocorrência - fruto de um trabalho incansável da equipe. Ele afirma que a Central recebe cerca de 10 mil ligações por mês.
Atualmente, as áreas que compreendem a Metro II contam com 130 profissionais capacitados, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, atendendo às urgências de naturezas traumáticas, clínicas e psiquiátricas, por meio de três tipos de veículos móveis equipados, sendo eles, Unidade de Suporte Avançado de Vida (USA), Ambulância de Suporte Básico de Vida e Motolância.