Durante a manhã deste sábado (11), a Prefeitura de Niterói, por meio do Programa Médico de Família (PMF) realizou, no Horto do Fonseca, Zona Norte de Niterói, atividades de saúde em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março.
Voltado para as mulheres, a população contou com auxílio de profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, auxiliar de saúde bucal, dentista e serviço social que realizaram atividades dividas em três tendas. O principal objetivo do evento foi a orientação sobre prevenção de câncer de mama e colo do útero.
Em uma das tendas o tema tratado foi DST/Aids, com objetivo de sensibilizar quanto à importância da prevenção e diagnóstico precoce das doenças. Para isso, os profissionais realizaram uma roda de conversa, disponibilizaram testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites B e C. Também houve distribuição de material educativo e preservativos femininos e masculinos.
Outra equipe verificou pressão arterial dos participantes, glicemia, medidas antropoméricas, IMC e tratou de temas como orientação nutricional e prevenção de doenças prevalentes na mulher.
Profissionais de Saúde Bucal realizaram avaliação odontológica, com orientação sobre escovação. Foram distribuindos escova, creme e fio dental.
Segundo a apoiadora regional Norte I, do PMF, Raphaela Tavares, o objetivo foi alcançar o maior número possível de mulheres entre 25 e 64 anos, faixa etária de maior risco para câncer de mama e colo de útero.
“Tivemos um resultado bastante positivo. Realizamos 145 atendimentos e os casos com necessidades foram encaminhados para os devidos serviços a fim de iniciar tratamento”, afirmou.
Saúde da Mulher - A Fundação Municipal de Saúde realiza ações periódicas de Saúde da Mulher na rede básica municipal. São elas: assistência ao pré Natal e ao puerpério, assistência ao pré Natal de alto risco na Policlínica de Especialidades em Saúde da Mulher Malu Sampaio, o serviço é oferecido a gestantes atendidas na rede básica e que apresentam necessidades de atendimento diferenciado. Atendimento ginecológico e prevenção do câncer ginecológico (de colo uterino e de mama) em toda a rede básica de saúde. Planejamento Reprodutivo, com oferta de ações educativas e de métodos contraceptivos. Laqueadura Tubária e vasectomia, quando da escolha da (o) usuário (a), mediante o cumprimento de critérios legalmente definidos. Acolhimento, notificação e atendimento de mulheres vítimas de violência: em toda rede básica de saúde.