A Operação Lei Seca, que alcançou significativos resultados na conscientização dos motoristas, sobretudo no Estado do Rio de Janeiro, iniciou ontem pelo segundo ano consecutivo a Operação Verão, com objetivo de coibir a embriaguez ao volante nos acessos às praias fluminenses.
Este é o segundo ano consecutivo da Operação Verão da Lei Seca. No ano passado foram abordados 4.970 motoristas e 350 apresentavam sinais de embriaguez.
Em setembro de 2015, a OLS, coordenada pela Secretaria de Estado de Governo, chegou à marca de 2 milhões de motoristas abordados em suas blitze e o resultado pode ser medido de diferentes formas.
Ao longo dos anos, é possível constatar a redução no número de motoristas flagrados nas blitze no Estado. O número chegou a 20%, no início da campanha, em 2009.
Em 2011, a relação entre condutores alcoolizados e o total de abordados pela OLS era de 9,7%. Em 2015, a taxa esteve em 7,3%.
Entre 2012 e 2013, o Rio de Janeiro diminuiu em 12% o número de vítimas fatais de trânsito.
Não restam dúvidas de que o incessante trabalho de conscientização dos motoristas quanto ao risco de misturar álcool e direção permitiu, nestes últimos seis anos, que milhares de vidas fossem salvas.
A Operação Lei Seca é uma valiosa ferramenta a serviço da população brasileira, sobretudo fluminense.