No último domingo, 26, a população niteroiense participou da consulta pública sobre o armamento da Guarda Municipal. O resultado mostrou que 70% das pessoas que foram às urnas são contra o uso de armas letais pelo órgão de segurança pública, o que significa que se faz necessário pensar em novas políticas para o combate à violência.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói acompanhou a votação e considera de extrema importância a participação popular nas decisões, especialmente se tratando de um tema tão relevante. Essa ação reforça que vivemos em regime democrático e que não só podemos, mas devemos estar presentes nas deliberações que afetam diretamente nossa rotina.
Mas a insegurança ainda é um grande problema que enfrentamos e precisamos discutir isso. Após o resultado, já vimos uma movimentação por parte do Executivo para trazer uma nova proposta. Com isso, em dezembro, teremos o início da operação Niterói Mais Segura, com reforço no efetivo, com 200 policiais militares por dia nos bairros Centro e Icaraí.
Durante a assinatura do convênio, a prefeitura também informou que, para o projeto, será lançado em breve um edital para a contratação de até 150 reservistas do Exército que irão atuar junto com os militares, em sistemas de trio ou duplas, no patrulhamento a pé e também com o uso de bicicletas e motocicletas.
Outras medidas anunciadas foram o uso de armamento não letal pela Guarda, o que segundo a prefeitura já deve ser colocado em prática neste ano, o aumento do limite do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proes) de 150 agentes por dia para 230 e, para 2018, a abertura de um concurso com cerca de 400 vagas para a Guarda Municipal.
Mas o planejamento não deve ser limitado ao poder público. Ir às urnas é um diferencial, e a participação na construção de políticas públicas para a segurança deve ser uma constante. Para isso, temos na cidade o Conselho Comunitário de Segurança (CCS), que acontece sempre na última quinta-feira do mês, na CDL. Com o objetivo de aproximar a sociedade civil dos representantes dos principais órgãos de segurança e de entidades representativas do município, o espaço está aberto para todos que queiram participar com sugestões.
Precisamos continuar participando ativamente das decisões, fazer a nossa parte e ajudar a levantar informações relevantes sobre a situação da segurança. Faça valer a sua opinião, participe conosco do conselho, pois foi nesse espaço que se iniciou, por exemplo, o projeto que será lançado no próximo mês. Vamos juntos!