SG: mais de mil presos em seis meses

Por

Almyr Cabral está deixando o comando do Batalhão de São Gonçalo

Divulgação/PM

O tenente-coronel Almyr Cabral, comandante do 7º BPM (São Gonçalo), vai deixar o comando da unidade nesta segunda-feira. Após cerca de seis meses à frente do batalhão, o oficial apresentou um balanço da sua gestão e os números revelaram que o desafio do novo comandante, coronel Samyr Vaz, que entrará em seu lugar para combater a criminalidade, é grande. Almyr contou que, de julho de 2015 até o último dia 5 de janeiro, foram 1.387 presos - entre maiores e menores - contra 1.045 no segundo semestre de 2014 (+35%), além de 234 armas apreendidas, contra 228 no mesmo período (+7,8%). Os dados de 2014 foram fornecidos pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). Também no segundo semestre de 2015, o 7º BPM apreendeu 140,2 quilos de cocaína e 66,7 de maconha.

“Mesmo com todas as ações, em outubro, o batalhão realizou o maior número de prisões em 2015, com um total de 282, média de 10 por dia. Nesse mesmo mês, realizamos a maior apreensão de armas de todos os batalhões do Estado, com 55 armas de fogo, representando 7,9% de todo o Rio de Janeiro”, destacou.

Em relação aos roubos de veículos e roubos de rua, o batalhão conseguiu bater a meta de redução proposta pela Secretaria de Segurança Pública no segundo semestre. No primeiro item, foram 1.519 casos, com a meta em 1.544. Já nos roubos de rua foram 3.749, mas a meta foi de 4.368.

“É importante ressaltar que essas prisões foram importantes por causa do morador, que aproveitou o canal do WhatsApp (99041-7198) do batalhão. Também aumentamos a frota com mais 16 viaturas, além de intensificarmos as ‘Operações de Revista’, nas principais entradas e saídas da cidade.”

Partida – O coronel Almyr vai deixar a unidade e seguir para a subdireção da Policlínica da PM, em São João de Meriti, mas a sensação, segundo ele, é de que o 7º BPM vai deixar saudades. No discurso, o sentimento é facilmente percebido.

“É lógico que eu queria ficar mais um pouco, mas ordens são ordens. De qualquer forma, o sentimento é bom e dei o meu melhor. Os desafios para São Gonçalo ainda são grandes”, reconheceu o comandante Almyr Cabral.


  • Tags: