A placa de trânsito instalada na Rua Professor Joaquim Costa Ribeiro, no Centro de Niterói, área de exame de prática de direção veicular e treinos de auto-escolas, não deixa dúvidas: em dias úteis, o estacionamento é proibido entre 5h e 14h. Ainda assim, durante todo o dia, muitos carros preenchem a rua, e estacionam os veículos justamente na área proibida. Segundo relatos de instrutores e alunos, a situação é recorrente.
O grande problema é que o ato oficial da Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans), divulgado do dia 30 de agosto, institui “área de estacionamento na Rua Prof. Joaquim Costa Ribeiro, no lado esquerdo do sentido de circulação, de segunda a sábado, conforme sinalização implantada no local”. Desta forma, a sinalização não estaria de acordo com a portaria de agosto. Segundo um instrutor, o desrespeito à placa na via é recorrente.
“Logo que viemos para cá, a rua ainda ficava um pouco mais livre, respeitavam a sinalização. Mas com o tempo voltaram a estacionar. Essa era para ser uma área nossa”, disse.
O instrutor Paulo Roberto de Paulo contou que falta fiscalização no local para coibir esse tipo de irregularidade.
“O estacionamento prejudica na hora de fazer a baliza. Quando o aluno sai com o carro, acaba ficando muito em cima dos veículos que estão parados. Isso só não acontece um dias de provas mesmo”, relatou.
Em nota, a assessoria da NitTrans informou que “se há sinalização indicando a proibição, a placa não pode ser desmoralizada. Tem que ser respeitada. A consequência é a multa e a remoção”. O órgão informou, ainda, que “a fiscalização vai ao local assim que solicitada pela autoescola que se julgar prejudicada. Há plaqueamento e sinalização. No portal da NitTrans, podem ser encontradas as alternativas para reclamações: http://www.nittrans.niteroi.rj.gov.br/novo-nmero-de-whatsapp-para-a-populao. Portanto, a NitTrans está à disposição das autoescolas para o diálogo e a interação”.