Apesar do objetivo da Prefeitura de Niterói de transformar a Avenida Feliciano Sodré, no Centro, inteira exclusiva para ônibus, avisos conflitantes na via têm deixado motoristas confusos. No sentido Mergulhão da Praça Renascença, as duas faixas apresentam pinturas de exclusividade para coletivos. Entretanto, na mesma avenida, na altura da Av. Washington Luís, o plaqueamento informa que veículos leves devem virar à direita e que não podem seguir adiante pelo mergulhão. Apesar dos avisos, motoristas seguem trafegando por toda sua extensão, inclusive pelo acesso subterrâneo.
De acordo com o diretor de Operações da NitTrans, Alexandre Cony, o radar presente neste trecho está desligado e nenhum motorista está sendo notificado. Segundo o Executivo, a mudança será realizada com base em um estudo que ainda não teve suas informações divulgadas, enquanto a sinalização já está instalada, confundindo motoristas e podendo gerar acidentes.
Antes da abertura do mergulhão, motoristas podiam seguir na Feliciano Sodré até a Rua Barão de Amazonas, onde eram obrigados a entrar. Além disso, na Rua Visconde de Itaboraí, uma placa que já não existe mais informava que era proibido virar à direita. Agora, segundo as placas, a liberação para veículos de passeio está até a Washington Luís. A motociclista Helena Otero, de 46 anos, opina que, apesar de ter percebido a mudança na via, a placa indicativa para virar à direita não é suficiente.
“Não reparei que não podia seguir reto na Feliciano Sodré até o mergulhão. Acredito que o plaqueamento seja falho, pois o que mais vejo é motorista seguindo. Seria mais rápido se todos pudessem passar pelo mergulhão direto da Feliciano”, ressalta a comerciante.
De acordo com Cony, as faixas foram pintadas há cerca de 2 meses para já avisar aos motoristas que trafegam pelo local de que a via será, no futuro, exclusivamente para ônibus. O radar, que se encontra na esquina da Feliciano Sodré e da Washington Luís, ainda não entrou em funcionamento por falta de licitação e ainda deverá ser remanejado para um novo ponto.
Agente de segurança da rede de decoração localizada nesta esquina, Julio Cesar Mello, 37, afirma que os clientes ficam intrigados ao sair do espaço. Isso porque uma das portas do estacionamento do estabelecimento é virada para a Feliciano Sodré e não há avisos de que motoristas não possam virar à direita.
“Ninguém sabe se pode, inclusive a gente que trabalha aqui. Por isso, pedimos para que os clientes saiam pelas portas laterais. Também não sabíamos se estavam multando ou não… falta informação”, finaliza.
Apesar da medida não ter entrado em vigor, a Prefeitura de Niterói informou que pintou a faixa exclusiva, aproveitando que foi feita a pintura completa da via. O Executivo informou ainda que a Feliciano Sodré será exclusiva para ônibus após o término da licitação para fiscalização eletrônica, contudo não informou um prazo. Com a medida, o fluxo de veículos será desviado para a Rua Saldanha Marinho, que já sofre com congestionamentos.