De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o autismo afeta uma em cada 160 crianças no mundo. Em São Gonçalo, cidade com mais de um milhão de habitantes, muitas famílias possuem parentes com o transtorno do espectro autista (TEA) e não encontram no município uma unidade especializada para realizar o tratamento adequado. No entanto, quem enfrenta este problema receberá um grande presente no Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado na segunda-feira: será inaugurado o Espaço do Autista São Gonçalo, às 10h, no bairro Paraíso.
O Espaço do Autista é um projeto pioneiro na cidade, oriundo da ONG Dedo de Deus, sem nenhum vínculo com instituições públicas.
Ao todo, foram abertas 150 vagas, sendo 30 gratuitas e outras 120 a preço popular, com intuito de atender pessoas que não tenham condição financeira para buscar o tratamento necessário, como é caso de Virgínia Freitas, 31 anos, moradora de Marambaia. Ela está desempregadae sua única renda vem através de auxílio-doença. Em outubro do ano passado, Virgínia descobriu que estava com câncer de mama, o que dificultou ainda mais a cuidar do filho de dois anos que possui TEA.
“Achamos um local para ele fazer terapia ocupacional, mas na situação que eu e meu marido nos encontramos (ambos desempregados) estava bem difícil pagar. Essa oportunidade que o espaço está nos dando, ainda mais com a vaga gratuita, vai ser ótima. Todas terapias vão estar em um só lugar, ele vai poder se desenvolver mais rápido. Vai fazer do Espaço do Autista o seu próprio espaço para brincadeiras”, comemorou.
Informações – Quem quiser participar do processo de inscrição pode obter mais informações através do telefone 2604-9996. O Espaço do Autista São Gonçalo funciona na Rua Comandante Ari Parreiras, 1.852, Paraíso.