São Gonçalo pode estar perto de ganhar estacionamento rotativo. Em Alcântara, na Rua Doutor Alfredo Backer, principal do bairro, flanelinhas contaram ter sido abordados por equipes da prefeitura para serem cadastrados como funcionários. O Executivo, no entanto, diz que ainda não há data para a licitação necessária.
Nas últimas semanas, o trecho de estacionamento disponível em baias de reentrância entre o Hipermercado Carrefour e o Banco Itaú foi recapeado por equipes da prefeitura. O plaqueamento indicativo de estacionamento para idosos e de carga e descarga já começou a ser feito e demais ferros de apoio às placas foram postos, porém sem plaqueamento.
Segundo flanelinhas que atuam na área de maneira informal, há cerca de um mês, eles foram abordados por uma equipe que solicitou dados pessoais para o cadastro de funcionário. O trabalho seria realizar a cobrança do estacionamento rotativo com talões oficiais.
“Agora estamos aguardando, pois eles não nos informaram datas”, disse um deles.
A notícia já está deixando comerciantes ansiosos. De acordo com eles, apesar de muitas vagas, elas são preenchidas bem cedo por pessoas que costumam deixar o veículo durante todo o dia, diminuindo o espaço de clientes.
“Com o rotativo, não vão deixar o carro o dia inteiro e terá espaço para todos. Também é uma arrecadação para o município, que tanto precisa. Este dinheiro poderia ser usado para a limpeza das ruas e valões, está insalubre”, opinou a comerciante Tania Marta Nassar, de 46 anos, que já está acostumada com o sistema desde que morava em Macaé.
Procurada, a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Transportes informou que ainda será feita licitação para instalação de estacionamento rotativo na cidade, sem data definida ainda, e que, portanto, a informação referente à Rua Alfredo Backer não é oficial. A nota também diz que uma equipe será enviada ao local para apurar o caso. O Executivo não divulgou informações sobre de que maneira seria realizada a cobrança.