São Gonçalo vai sediar Semana do Microempreendedor Individual

Por


Pela décima vez, o Sebrae promoverá a Semana do Microempreendedor Individual em todo o país, oferecendo capacitações e orientações técnicas para o microempreendedor individual (MEI) e potenciais empresários. No estado do Rio de Janeiro, o evento ocorrerá entre os dias 14 e 19 de maio e o município de São Gonçalo terá destaque, pois a Praça Doutor Luiz Palmier, no Centro, abrigará o evento principal. O prefeito da cidade, José Luiz Nanci, participará da cerimônia de abertura. A expectativa é atender a cerca de 5 mil empresários e empreendedores em mais de 40 oficinas e capacitações gratuitas.
 
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia, Agricultura e Pesca, e Trabalho, Evanildo Barreto, a Semana do Mei será um momento de sensibilização da sociedade civil para a importância desta classe dentro da economia local. 

"Os negócio informais ocupam grande espaço aqui no nosso município. Por isso, estaremos incentivando que eles entrem para a formalidade. Vamos ter atendimento com processo de formalização, negociação para MEIs inadimplentes e salas de cursos voltados para a capacitação e orientação", ressalta o prefeito José Luiz Nanci.

Para Leandro Marinho, coordenador do Sebrae/RJ no Leste Fluminense, o evento será uma ótima oportunidade para capacitar, legalizar e incentivar empreendedores do município.

"Esta será uma semana de fomento do ambiente empresarial da cidade. Será possível participar de diversas atividades de qualificação, além da facilidade de resolver qualquer trâmite legal de MEIs em um único local”, explicou.

Para ele, São Gonçalo tem grande importância no cenário fluminense, pois atualmente, o estado concentra mais de 784 mil microempreendedores individuais, desse total, 330 mil estão localizados no município do Rio e outros 40 mil, em São Gonçalo.
 
As atividades acontecerão de segunda a sexta-feira de 10h às 17h e no sábado, das 10h às 14h. Serão ofertadas palestras como “Finanças pessoais” e “Empreendedorismo: o caminho de sucesso”, além de oficinas como “Sei Planejar” e “Sei Formar preço”.  No local, os MEIs poderão receber orientação individual sobre seus direitos e obrigações, além de emitir alvarás de funcionamento. Quem ainda não é legalizado, poderá sair da informalidade levando as originais e cópias do RG, CPF, IPTU, título de eleitor e, caso possua, número do recibo de imposto de renda pessoa física dos dois últimos anos.
 
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800. 
 

  • Tags: