Tecnologia a serviço da gestão pública

Por

Após dois meses de funcionamento em caráter experimental, o Painel de Gestão e Monitoramento do gabinete do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, está, desde a última quinta-feira, operando em plena capacidade. Através dos monitores instalados na sala de reuniões do chefe do Executivo municipal, o painel apresenta, em tempo real, dados precisos e atualizados da administração da Prefeitura e da gestão da cidade, integrando informações do sistema e-cidades, implantado em 2014. Com isso, Niterói passa a ser o primeiro município do Estado com um sistema que integra informações do orçamento e da contabilidade, da tesouraria, e capaz de avaliar a performance da arrecadação tributária verificando quais setores e tributos apresentam o melhor desempenho.

Mas para chegar ao atual estágio foi preciso investir num grande salto tecnológico. Antes da implantação do e-cidades, a Prefeitura de Niterói dispunha de mais de 40 sistemas de protocolo e 12 folhas de pagamento que precisaram ser agrupados em sistemas únicos. O esforço de modernização da gestão foi reconhecido por órgãos como Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União, que concederam a Niterói prêmios de transparência da gestão. Nos últimos dois anos, o município figura no topo do ranking de transparência do estado sempre com nota máxima na avaliação.

Todo o processo de informatização permite atualmente a qualquer cidadão verificar, no site da Prefeitura, informações sobre licitações, contratos, e seus próprios processos nas secretarias de Fazenda, Urbanismo, Meio Ambiente, Administração. Dados do Orçamento, da contabilidade e da tesouraria municipais também estão disponíveis no Portal de Transparência municipal. Mas as ferramentas não se restringem a facilitar o acesso a consultas. Elas possibilitam ao gestor administrar com mais eficiência.

“Esse sistema permite ao prefeito acompanhar diariamente e, com dados atualizados, como está a evolução da arrecadação e dos gastos da Prefeitura. Com essas ferramentas modernas e utilizando tecnologias avançadas de comunicação e sistemas de informações, nós vamos, cada vez mais, viver uma administração transparente, com maior zelo na aplicação dos recursos públicos e capaz, permitindo um contato permanente e mais ágil com os cidadãos. Ao mesmo tempo, ao utilizar melhor esses recursos, o gestor pode realizar mais investimentos em políticas públicas com mais qualidade e menor gasto”, explica Rodrigo Neves.

A segurança é outro ponto fundamental. Por meio das câmeras de vigilância, cerca de 300 atualmente, coordenadas no Centro Integrado de segurança Pública (Cisp), na Região Oceânica, forças como a Guarda Municipal (GM) e as polícias Militar, Civil e Federal, atuam no combate à violência.

A implantação do Cisp permitiu a prevenção e resolução de mais de 6 mil ocorrências, seja por conta das imagens captadas e enviadas às autoridades, ou pelo acionamento da central telefônica da GM, o 153, ou pelo próprio Cisp. Entre os casos mais emblemáticos estão o da prisão de um traficante na porta de um hospital da cidade e a elucidação do caso do aposentado João Bosco de Oliveira. Graças ao material captado pelo Cisp, a polícia chegou aos criminosos. Para o prefeito, a implantação do sistema de monitoramento é um avanço que trará ainda mais benefícios.

  • Tags: