Terminal rodoviário tem dia de ação em defesa do consumidor

Por

Quem passou pelo Terminal João Goulart, no Centro de Niterói, pode obter informação sobre direitos e orientação jurídica

Evelen Gouvêa

Nesta quinta-feira (15), Dia Internacional do Consumidor, quem passou pelo Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro de Niterói, pôde se informar melhor sobre seus direitos. A Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon) da Câmara de Vereadores montou um espaço de atendimento para comemorar a data conscientizando a população e prestando orientação jurídica aos consumidores. 

Todo ano a coordenadoria ocupa um ponto do local para esclarecer as dúvidas e ajudar a solucionar problemas dos niteroienses, e até de moradores de outros municípios. Folhetos com o Código de Proteção e Defesa do Consumidor também foram distribuídos. Segundo o diretor da Codecon, Amauri Freire, apesar da iniciativa completar 30 anos em 2018, muita gente ainda desconhece os serviços.

“Fazemos cerca de 80 atendimentos diários, mas também viemos para a rua para divulgar esse trabalho. A Coordenadoria resolve o problema de imediato, entramos em contato com o alvo de reclamação e tentamos um acordo ou já marcamos uma audiência, caso necessário”, explicou o diretor. 

Em um levantamento feito pela Codecon evidencia que os maiores alvos de reclamação são as dívidas de cartão, planos de saúde e telefonia. Além disso, uma estimativa da coordenadoria é de que poucas pessoas correm atrás de seus direitos: em caso de defeito do produto, apenas 2 de 10 clientes retorna para a troca, gerando lucro do lojista.

“Fazemos muita renegociação de dívida, pois a população está endividada. Temos um canal aberto com diversas empresas, conseguimos diminuir juros e aumentar as parcelas. As pessoas não têm conhecimento de seus direitos, estamos aqui para ajudar”, finaliza, completando que comerciantes não podem se negar a trocar uma mercadoria em determinado período, não emitir nota fiscal ou escolher data específica para a troca. 

A doméstica Jurema Soares, de 40 anos, procurou a coordenadoria por conta de um problema com seu plano de telefonia. Apesar de efetuar o contrato, as contas não chegavam, até que recebeu um valor alto a ser cobrado.

“A coordenadoria está me auxiliando muito bem, eles ligaram na hora para a telefonia e vamos conseguir resolver. É importante saber nossos direitos para não sermos enganados”, opina. 

A Codecon da Câmara de Vereadores de Niterói completa em 2018, 30 anos de atividades ininterruptas. É o primeiro órgão do gênero no estado e o terceiro a ser criado no país. Sua fundação é anterior à criação do Código de Defesa do Consumidor. O telefone para atendimento é 2613-6705 ou 2620-0431.

 
  • Tags: