Suspeitos de tráfico presos em hotel na região central de Niterói

Por

Uma metralhadora e duas pistolas foram apreendidas no estabelecimento

Júlio Silva

Seis acusados de envolvimento com o tráfico de drogas no Morro do Estado, entre eles um menor de 16 anos, foram capturados dentro de um hotel na Rua Padre Anchieta, próximo a um dos acessos à comunidade, na região central da cidade, durante uma operação realizada por homens do Grupamento de Ações Táticas (GAT) do 12º BPM (Niterói), na manhã desta segunda-feira (19).

Segundo a polícia, eles foram encontrados em diferentes quartos. Com eles, ainda segundo a polícia, foram encontradas armas e drogas.

De acordo com a polícia, no momento da prisão, que ocorreu por volta das 4 horas da manhã, os acusados foram encontrados dormindo, acompanhados de algumas mulheres, e não houve resistência à prisão.

Foram aprendidas no estabelecimento, ainda de acordo com os agentes, uma metralhadora e duas pistolas, todas calibre nove milímetros, além de 322 cápsulas de cocaína, 237 trouxinhas de maconha e 91 pedras de crack.

“A denúncia que recebemos informava que eles haviam acabado de fechar a boca de fumo e teriam levado a droga para o hotel, assim como as armas, a fim de relaxar. O que fizemos foi vasculhar todos os quartos para verificar quem mais poderia estar envolvido com o crime. Chegamos a levar também outros suspeitos, que estavam sem armas ou drogas, para a delegacia, a fim de checar se havia algo contra eles, mas nada foi constatado”, informou um dos militares.

As armas apreendidas estavam com uma inscrição à tinta das iniciais da facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA), que está à frente da venda de drogas na comunidade há cerca de dois meses, depois de uma intensa guerra contra a rival Terceiro Comando Puro (TCP). Na comunidade existe uma base da Companhia Destacada da PM.

Segundo denúncias de moradores, traficantes oriundos de comunidades com UPPs no Rio estariam participando do controle do tráfico de drogas no Morro do Estado.

O caso foi registrado na Delegacia de proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), no Centro, onde o bando foi autuado por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Os presos foram identificados como William Freitas da Costa, de 30 anos, Davi da Conceição Silva, o Zoio, de 18 anos, Luiz Carlos da Silva Gadelha, de 21 anos, Patrick Assis dos Santos, o PT, de 18 anos, e Wander Brandão Mendes, o WD, de 19 anos. A identidade do adolescente foi mantida em sigilo como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

Na comunidade – Ainda no Morro do Estado, outro adolescente foi apreendido na manhã desta segunda-feira, em uma casa no alto da comunidade. Segundo a polícia, o acusado estava dormindo com três mulheres, sendo uma delas também menor de idade, em uma das vielas da favela. 

Com o menor infrator foi apreendida uma pequena quantidade de drogas e material para endolação de entorpecentes. 

O caso também foi registrado na Delegacia de proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) do Centro, de Niterói, onde ele foi autuado por fato análogo ao crime de tráfico de drogas.


  • Tags: