Uma viatura do 12º BPM (Niterói) pegou fogo na manhã desta segunda-feira (29) na Avenida Roberto Silveira, na altura da Rua Domingues de Sá, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói. Segundo o comandante do batalhão, coronel Fernando Salema, o fogo começou por volta das 7h45, mas os policiais que estavam no veículo foram avisados por populares e conseguiram sair a tempo. De acordo com o comandante, os policiais teriam constatado que a viatura em questão estava vazando gasolina e estavam a caminho do batalhão para trocar de carro.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e a avenida ficou temporariamente interditada para que as chamas do veículo fossem contidas. Segundo a Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), agentes foram deslocados para a Roberto Silveira e o fluxo de veículos sentido Centro foi direcionado para a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres.
Ainda de acordo NitTrans, o fogo foi contido por volta das 8h, mas uma pista da avenida continuou interditada para que fosse realiza a limpeza da via. Com duas faixas livres, mas com a velocidade da via reduzida, os motoristas encontraram congestionamento até o Túnel Roberto Silveira, com reflexos nas principais vias de Icaraí e também de São Francisco. A Avenida Roberto Silveira só foi completamente liberada por volta das 8h45.
Também em Niterói, os motoristas encontraram lentidão na Alameda São Boaventura, no Fonseca, até o acesso à Ponte Rio-Niterói. No Barreto houve congestionamento tanto para quem tentava acessar o Centro através da saída pela BR-101, quanto pela Alameda.
Os motoristas que seguiram sentido Rio ainda encontraram retenção na Ponte Rio-Niterói. Segundo informações da concessionária EcoPonte, o tempo médio de travessia nesse sentido chegou a 27 minutos, com fluxo intenso da subida do Vão Central à saída para a Avenida Brasil, por conta das obras do BRT. Já no sentido Niterói, os motoristas encontraram 13 minutos de travessia, tempo padrão da rodovia.
A BR-101 sentido Niterói também apresentou retenção, chegando a sete quilômetros de lentidão entre as regiões de São Gonçalo e da Avenida do Contorno, em Niterói, devido ao excesso de veículos no início da manhã, de acordo com o boletim da Autopista Fluminense.