Ano Novo: Capitania dos Portos realiza inspeção nas balsas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Grande show pirotécnico marcará a chegada de 2016, comemorando 100 anos de samba e os Jogos Olímpicos

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 1º Distrito Naval, informa que a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) realizou nesta sexta-feira (29), a inspeção final nas balsas que serão utilizadas na queima de fogos nas praias de Copacabana, Flamengo e Icaraí, em continuidade à Operação "Ano Novo 2018" conduzida pela CPRJ durante todo o mês de dezembro para garantir a segurança do “Réveillon” no mar.

Nessa Operação, a CPRJ vem fiscalizando as condições das balsas, dos rebocadores e das lanchas de apoio, todos envolvidos nas festividades do “Réveillon”, a fim de garantir que atendam ao padrão de segurança da navegação exigido pela Autoridade Marítima brasileira. Além disso, a CPRJ estabelece o correto posicionamento das balsas, coordena o movimento dos navios de cruzeiro e fiscaliza as embarcações que estarão no evento. Este ano, na Praia de Copacabana (RJ), são esperados seis navios de passageiros e cerca de 250 embarcações de turismo náutico e de esporte e recreio.

No dia 31 de dezembro, equipes de Inspeção Naval da CPRJ, distribuídas nas diversas marinas (Marina da Glória, Iate Clube do Rio de Janeiro, Clube Naval Charitas, Clube de Regatas Guanabara, Iate Clube Jardim Guanabara, Iate Clube Icaraí e Iate Clube de Ramos), inspecionarão os barcos de turismo náutico e de esporte e recreio que irão para as áreas dos espetáculos, de forma a prevenir a presença de embarcações que não possuam os requisitos de segurança exigidos pelas normas. Um dos mecanismos de controle se dará pela entrega de uma pulseira, atada ao pulso do comandante da embarcação, que comprovará que a embarcação foi inspecionada previamente.

As embarcações de esporte e recreio, assim como as de turismo náutico, serão posicionadas em duas áreas distintas, de acordo com o seu porte. Os barcos maiores ficarão próximos à entrada da Baía de Guanabara (área CINZA) e os menores permanecerão próximos ao Forte de Copacabana (área AZUL). Dessa forma, ao final do evento, os barcos de maior porte e mais velozes se deslocarão na frente dos menores e mais lentos, evitando ultrapassagens perigosas. Haverá, ainda, uma área próxima ao Forte de Copacabana (área BRANCA), destinada ao refúgio de embarcações pequenas, em caso de mau tempo repentino.

A Operação "Ano Novo 2018", coordenada pela CPRJ, com ênfase no dia 31 de dezembro, procederá a fiscalização e a orientação do tráfego aquaviário nas águas interiores da Baía de Guanabara e adjacências, com destaque para as praias acima, a fim de contribuir para a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição ambiental, a partir de embarcações.

Durante a Operação "Ano Novo 2018", a CPRJ empregará, sob sua coordenação, um helicóptero, um navio-patrulha, um aviso de patrulha, cerca de 27 embarcações de pequeno e médio portes e 200 militares. Serão distribuídas 18 balsas nas orlas do Rio de Janeiro e Niterói, sendo 11 em Copacabana, 2 no Flamengo e 5 em Icaraí.

Itens observados

Os tripulantes e passageiros das embarcações civis poderão colaborar com a fiscalização, adotando as seguintes medidas:

1. Verificar se a embarcação possui coletes salva-vidas para todos os passageiros e tripulantes e se estão posicionados em local de fácil acesso e em bom estado de conservação. Exija do tripulante que faça a demonstração de uso;

2. Observar o estado geral da embarcação, quanto à conservação, limpeza e arrumação;

3. Verificar a lotação da embarcação e se a mesma está com excesso de passageiros. Embarcações de passageiros são OBRIGADAS a afixar, em local visível, a sua lotação e o telefone da Capitania dos Portos na área. Na dúvida, NÃO EMBARQUE E FAÇA CONTATO com a CPRJ, pelo telefone 2104-5480; e

4. Verificar se a embarcação está homologada para a atividade a que se propõe (transporte de passageiros, por exemplo).

Ressalta-se que a segurança de todos depende da atitude individual em observar, respeitar e exigir o cumprimento das normas de segurança e da postura respeitosa em relação aos demais navegantes.

Interdições no canal de navegação

Por fim, informa-se as seguintes interdições no canal de navegação, devido aos reboques das balsas e a realização do evento de queima de fogos do Réveillon 2018 nas praias de Copacabana, Icaraí e Flamengo, com a finalidade de garantir a segurança da navegação:

A) Interdição de Canal de Navegação do Porto do Rio de Janeiro entre o Cais da Superpesa no Caju e Orla de Copacabana – RJ, no período das 20h do dia 30/DEZ às 11h do dia 31/DEZ/2017, para o reboque das balsas.

B) Interdição de canal de navegação entre o Cais da Camorim na Ilha da Conceição e as Praia de Icaraí e Flamengo – RJ, no período das 06h às 11h do 31/12/2017, para o reboque das balsas.

C) Interdição do canal de Cotunduba ao tráfego de navios mercantes e passageiros no período de 20h do dia 31/12/2017 à 12h do dia 01/01/2018, para o reboque das balsas e queima de fogos;

D) Interdição da área das balsas para o evento da queima de fogos, com distanciamento de 1.000 metros das praias de Copacabana, Icaraí e Flamengo no período de 6h do dia 31/12/2017 às 12h do dia 01/01/2018.

Todos os cidadãos podem colaborar com a fiscalização, enviando informações para o Whats App (98218-6968), ou para o telefone do disque denúncia da CPRJ (21045480), a fim de permitir a identificação de irregularidades e sua decorrente apuração.

"Segurança da navegação: quem valoriza a vida, respeita".