Arte ultrapassa os muros da escola

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times



Através de uma parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a prefeitura de Niterói, a Escola Municipal Doutor Alberto Francisco Torres, no Centro de Niterói, passará por intervenções artísticas nesta terça-feira (11), a partir das 13h. Trata-se do projeto Geografite, que vai promover um mutirão de grafite na fachada, nos muros e nas paredes da unidade escolar.

Na iniciativa, alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental receberão o auxílio de universitários da UFF e de cerca de dez grafiteiros profissionais da cidade na pintura dos espaços. O tema é de livre escolha dos alunos, que poderão sugerir qualquer tipo de desenho. Para a idealizadora do projeto, a professora Maria José Ribeiro, a ação é de extrema importância para a cidadania dos alunos.

“A escola se localiza numa região bem complicada. Lá, atendemos moradores do Morro da Chácara, do Morro do Arroz e do Morro do Estado. Através de projetos como esse, estamos conseguindo mudar o comportamento dos alunos, promovendo a interação entre as crianças e o descobrindo talentos por meio do contato com a arte”, disse a professora de Geografia da unidade.

Além das intervenções artísticas, a escola municipal também contará com brincadeiras infantis durante toda a tarde desta terça-feira.

“Além do grafite, vamos resgatar brincadeiras infantis, antigas como amarelinha”, detalha a professora.

O projeto Geografite faz parte do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFF), que visa fomentar a iniciação à docência de estudantes regularmente matriculados nos cursos de licenciatura plena, contribuindo para a formação de docentes para atuar na educação básica pública.