Uma das boas novas para moradores de Niterói em termos de segurança pública é que através de uma parceria entre a Associação Viver Bem, que opera câmeras instaladas e distribuídas em diversos bairros da cidade, e o Sindicato das Seguradoras do Estado do Rio de Janeiro, um reboque será disponibilizado por uma das filiadas para retirar rapidamente veículos enguiçados de “zonas de perigo”. Porém, apenas em locais onde as câmeras da associação estão situadas. É o que informou Felipe Reis, presidente da Viver Bem.
“Essa é a primeira vez que o Viver Bem vai receber capital privado de incentivo ao nosso trabalho, que é ajudar a população de Niterói. Uma das afiliadas ao sindicato, a Porto Seguro, se comprometeu a disponibilizar um carro reboque para que em situações complicadas, como enguiços em locais perigosos, possamos retirar o veículo o mais rápido possível, mesmo que o motorista não seja assegurado”, explica Felipe.
Ainda segundo o presidente, o serviço será disponibilizado à população mesmo que o dono do veículo não tenha seguro do mesmo, mas que somente será realizado no campo de visão das câmeras da associação. O local para onde os possíveis carros rebocados serão encaminhados ainda está sendo definido, em estudo. “A ideia é tirar o motorista do local perigoso o mais rápido possível. Assim que for visualizado no nosso sistema de monitoramento, o reboque será acionado, imediatamente. Quem está viabilizando é uma das seguradoras que compõem o sindicato”, explica, deixando claro que quem definirá a “zona de perigo” é o sindicato junto às empresas.
Desde 2014 operando com 160 câmeras distribuídas por diversos bairros de Niterói, um dos frutos da parceria com o Sindicato das Seguradoras é a instalação de mais filmadoras em localidades que demandarem mais atenção da associação. De acordo com Roberto Santos, presidente do sindicato, conhecer a Viver Bem foi fundamental para o acordo, lembrando que a assinatura do contrato será no próximo dia 18. “Conhecemos a Viver Bem e decidimos contribuir, é muito importante. Um trabalho excepcional que decidimos apoiar, tanto financeiramente e até com certa mão de obra. Ampliaremos a rede de câmeras, o que é um passo interessante, lidamos com riscos também”, completa Roberto.
Parceria também com a UFF
Parceria também com a UFF - A associação Viver Bem e a Universidade Federal Fluminense (UFF) firmaram uma parceria no último dia 30 de junho no intuito de informar e melhorar a qualidade de vida da população de Niterói em relação a segurança pública. O acerto consiste em que alunos da universidade, especificamente do curso de Segurança Pública e Social, estarão estagiando na associação e estudando os mais diversos protocolos, e em seguida, passado à população o passo-a-passo da ação, de acordo com a demanda.
Conforme o presidente da associação, Felipe Reis, cinco alunos da universidade pretendem desenvolver, através de estudos, projetos que visam, sobretudo, estimular o conhecimento da população acerca de procedimentos indispensáveis para a promoção de sua segurança pessoal e principalmente coletiva. “Ficamos muito felizes com essa parceria com a UFF, firmada na semana passada. Os alunos estarão aqui conosco estagiando e estudando procedimentos para garantir o caminho certo para a população em diversos assuntos relacionados à segurança. Um exemplo é que se acontecer de uma criança se perder em determinado bairro e a mãe nos procurar para ver nas câmeras, será orientada a tomar a melhor decisão, e, de maneira correta, qual órgão procurar, registrar, nesse caso a polícia. Talvez ajudemos até na abertura de um chamado junto às autoridades policiais, avisando, caso seja visualizado em nossas câmeras antes. Este será um trabalho em conjunto com a população e os órgãos públicos”, diz Felipe.
Segundo o presidente, os contatos com o Viver Bem, em sua maioria, ocorrem através das redes sociais, como Facebook e Whatsapp, o que proporciona velocidade ao atendimento da população. Além disso, os procedimentos a serem tomados nos mais variados casos serão publicados no site da associação, inclusive com base jurídica. “Estaremos trabalhando até com amparo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-NIT), com a comissão de Segurança Pública, presidida pela Raffaela Cupello. Vamos publicar nas redes sociais, e também atenderemos os chamados, ligando os moradores ao Poder Público”, finaliza.
Associação vai oferecer reboque grátis em "áreas de risco"
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura