![]()
A tenda do projeto chamou a atenção no calçadão da Praia de Icaraí
Foto: Evelen Gouvêa
Cerca de 70 voluntários da Secretaria de Estado do Ambiente, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Prefeitura de Niterói foram mobilizados para as atividades que abriram a Semana do Meio Ambiente na Praia de Icaraí, neste sábado. Os eventos acontecem até o próximo sábado. O lixo recolhido pelos ecobarcos na Baía de Guanabara ganhou formas e cores nas oficinas de reciclagem que a SEA e o Inea promoveram. A atividade faz parte do projeto Praias, que tem como objetivo conscientizar a população, através de ações de educação ambiental na orla de Niterói.
Nas oficinas, as crianças aprenderam a confeccionar seus próprios brinquedos com material reciclável. A população também pôde conferir a exposição de esculturas de sucata, do artista plástico Daniel Azulay, algumas das quais produzidas com resíduos recolhidos na Baía de Guanabara. O Projeto Niterói Ecocultural abrange os módulos Ecomúsica, que ensina a confeccionar instrumentos musicais a partir do reaproveitamento do lixo, Ecodesign que, utilizando técnicas de marcenaria, estofamento e design de superfície, ensina a produzir mobiliário e peças para o lar com restos de obras e de móveis, e Ecomoda onde as pessoas aprendem a produzir novas e criativas peças de vestuário, utilizando sobras de tecido e roupas usadas.
“Meu filho está se divertindo tocando alguns instrumentos. Ele fez até um carrinho de garrafa Pet. A conscientização tem que começar cedo”, diz fonoaudióloga Claudia Antunes, de 29 anos.
Outra atividade que atraiu pessoas de todas as idades foi a produção de sabão pastoso a partir do óleo de cozinha usado. Um passeio ciclístico, no sábado (11), de Piratininga com destino a Itacoatiara, encerra a programação.
Atividades em Icaraí encerram a Semana do Meio Ambiente
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura