Barreira fiscal apreende nove toneladas de bebida em Itatiaia

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Agentes da Operação Barreira Fiscal, das Secretarias de Estado de Fazenda e de Governo, apreenderam, na tarde da última sexta-feira, no Posto de Nhangapi, em Itatiaia, no oeste do Estado do Rio de Janeiro, um caminhão transportando mais de 5.870 litros de chopp (126 barris) e 48 garrafas de cerveja. Após verificação do veículo na balança de pesagem, os Auditores Fiscais constataram a falta de nota fiscal dos produtos e autuaram a empresa por transportar mercadoria sem documentação fiscal.

O veículo vinha da cidade de Morungaba, em São Paulo, para a cidade do Rio de Janeiro, transportando nove toneladas de mercadorias.

A Operação Barreira Fiscal foi lançada pela Secretaria de Estado de Governo com o objetivo de apoiar a Secretaria de Estado de Fazenda na fiscalização do trânsito de mercadorias no Estado e coibir a sonegação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), além de atuar na apreensão de drogas, armas e produtos pirateados e combater crimes ambientais. A Barreira Fiscal conta com cinco postos fixos de fiscalização: Nhangapi (Via Dutra, em Itatiaia), Levy Gasparian (BR 040), Mato Verde (BR-101 Norte), Angra dos Reis (BR-101 Sul) e Timbó (RJ-186, no Trevo de Itaperuna). Além disso, uma unidade volante da operação percorre as principais rodovias do estado.

A Barreira Fiscal deu início às suas ações no dia 1º de fevereiro de 2010. Desde então, os agentes cumpriram 198 mandados de prisão. Além disso, foram feitos 15.709 registros de ocorrência por diversas irregularidades, sendo 9.144 por porte de entorpecentes. No total, foram apreendidos nesse período cerca 2.533 kg de drogas em diversas operações nos postos do Estado do Rio.