Cabo Frio colhe os frutos de 2017

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um ano para contabilizar o que havia sido deixado para trás, avaliar os prejuízos e retomar o projeto de um turismo sustentável e que exalte o que Cabo Frio tem de melhor. Esse foi o objetivo da Secretaria de Turismo que, em 2017, colocou a cidade de volta na rota do turismo nacional com a realização e apoio a eventos que atraíram visitantes de diversos pontos. Para isso, foram criados marcos legais, em parceria com o trade turístico, representantes da sociedade civil e do legislativo, norteando as ações como a reestruturação do Conselho Municipal de Turismo e criação do Fundo Municipal. Com isso, medidas como o Projeto de Lei de ordenamento dos imóveis de aluguel para temporada, e a regulamentação do acesso e circulação de veículos de turismo, foram possíveis.

Cabo Frio tem um enorme potencial para a prática de esportes e a Secretaria de Turismo apoiou diversas iniciativas, fazendo com que a cidade se destacasse nesse segmento. Eventos como o Aloha Spirit, a maior competição de esportes náuticos da América Latina, a etapa estadual do Campeonato de Canoas Havainas, campeonato de surf e Meia Maratona, ajudaram a movimentar o turismo este ano.

 O Turismo Gastronômico também foi valorizado na atual gestão. Uma das medidas foi o incentivo à criação do Polo Gastronômico da Passagem. Com o apoio do Sebrae, equipe da Secretaria e de empresários do local, foram criados eventos que valorizaram não só a gastronomia, mas também a música e as artes de uma forma geral. Várias atividades culturais foram realizadas no Largo de São Benedito unindo música e gastronomia no bairro, atraindo grande número de pessoas. O apoio ao III Festival Sabores de Cabo Frio e à segunda edição do Vinho’s Day, a volta do Festival do Camarão na Praia do Siqueira e o apoio ao I Festival Cerveja e Arte foram fundamentais para que 2017 seja marcado como o ano da valorização do turismo gastronômico.

Com tantas ações e cenários naturais, Cabo Frio esteve em alta na cotação de cidades mais procuradas no estado. Cenário de gravações de novelas e filmes, a cidade despertou o desejo dos turistas e figurou em listas importantes, como a “Travelleers Choice”, do site TripAdvisor, que colocou a Praia do Forte em 21º lugar no ranking. A “capital moda praia do estado” foi outro título também recebido este ano em função da famosa Rua dos Biquinis que possui empresas que participaram do São Paulo Fashion Week e do New York Fashion Week. A cidade foi citada também como o 10º destino do país pelo site Trivago.

Cabo Frio voltou para a rota dos transatlânticos e já tem 12 escalas confirmadas para a temporada 2017/2018. Os turistas argentinos também ganharam a opção de um vôo direto, da Linha Azul, que teve a primeira escala no Aeroporto Internacional em meados de dezembro. A cidade também ganhou uma linha direta Galeão x Cabo Frio através da Auto Viação 1001.