Campanha de vacinação contra a gripe começa terça no Estado

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Pessoas com mais de 60 anos e crianças entre 6 meses e menos de cinco anos poderão receber a vacina

Foto: Douglas Macedo

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, programada pelo Ministério da Saúde, será iniciada na terça-feira (24) e vai até 1º de junho nos postos de saúde municipais de todas as 92 cidades fluminenses. A meta é imunizar cerca de 4,5 milhões de pessoas. A vacina contém o imunizante contra o H3N2 e é destinada a gestantes, crianças com idades entre 6 meses e menos de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, mulheres com até 45 dias após o parto, pacientes crônicos, além de profissionais de saúde e indígenas.

“O H3N2 não é um vírus novo e com base nessa circulação, a vacina disponibilizada pelo Governo Federal é a trivalente, que previne a contaminação pelos vírus A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. Além da imunização, as pessoas precisam se precaver, adotando medidas preventivas como lavar as mãos com frequência e não compartilhar objetos de uso pessoal”, disse a subsecretária de Vigilância Epidemiológica em Saúde, Cláudia Mello.

A dose é contraindicada a pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.

“É importante que todo público-alvo se vacine, mesmo os que já se vacinaram em outra ocasião, pois o imunizante usado sofre alterações em sua composição ao longo dos anos. Ele é feito conforme o cenário epidemiológico apresentado anualmente pelas regiões, e inclui o reforço necessário para a ocasião”, explica o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama.

Pessoas com gripe podem apresentar febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração (cansaço extremo).  

De acordo com a Secretaria de Saúde, a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é imunizar gratuitamente 90% da população-alvo, que é composta por idosos com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a cinco anos; gestantes em qualquer idade, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias); trabalhadores da área de saúde; professores das redes pública e privada; indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis; pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes em medidas socioeducativas) e profissionais do sistema prisional.

Região – Em Niterói, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) garante que a imunização estará disponível em 54 salas de vacina nas Policlínicas Regionais, Unidades Básicas de Saúde e módulos do Programa Médico de Família, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A meta é vacinar 170 mil pessoas.
Em São Gonçalo, segundo a Secretaria de Saúde, a meta é imunizar 182 mil pessoas da zona urbana e rural do município. É possível conseguir a dose da vacina em uma das 70 unidades básicas de saúde disponíveis.
 
Em Itaboraí, A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará durante a campanha a dose da vacina nas Unidades de Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Ao todo, 33 unidades estarão disponíveis.

Em Maricá, a campanha nacional de vacinação contra a gripe Influenza começa na terça-feira nas 32 unidades de saúde de Maricá. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Dia D – A campanha segue até o dia 1º de junho e o Dia D será no dia 12 de maio, quando ocorre a mobilização nacional.