Campanha Disque-Balão alerta para os perigos da prática

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Por conta do Dia das Mães, a polícia militar ambiental intensificará as ações de combate a esse ilícito durante esse fim de semana

Foto: Divulgação

O Linha Verde, programa do Disque Denúncia exclusivo para se denunciar crimes ambientais, lançou, no último dia 10 de abril, a 20ª edição da Campanha "Disque Balão", que tem como objetivo atuar na prevenção a prática de confecção, comercialização, soltura e realização de festivais de balões.

Esse tipo de atividade ocorre com maior freqüência nos feriados existentes entre os meses de abril e julho, e é no fim de semana do dia das mães onde há registros de maior incidência dessa atividade criminosa. Por conta desta data, a polícia militar ambiental intensificará as ações de combate a esse ilícito durante esse fim de semana e as denúncias cadastradas pelo Linha Verde serão repassadas ao CPAM, que ficará atento a fim de verificar as informações.

A população de todo o Estado do Rio pode denunciar esse tipo de atividade através dos telefones 2253-1177 (capital) ou 0300- 253-1177 (interior) e ainda pelo aplicativo para celulares "Disque Denúncia RJ", onde é possível enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato.

Até agora, o Linha Verde registrou 48 denúncias sobre esse tipo de assunto, o dobro das denúncias registradas no mesmo período do ano passado. Analisando as denúncias, foi possível verificar que os bairros da Zona Oeste, como Jardim Sulacap, Taquara, Campo Grande são os mais citados nas informações e levando em consideração os municípios do Estado, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São Gonçalo, Niterói e Nova Iguaçu são os locais onde há uma maior concentração das denúncias.

Segundo dados do Comando de Polícia Ambiental, parceiro do Linha Verde e um dos órgãos responsáveis pela averiguação dessas denúncias, neste ano, as informações já ajudaram na prisão de cinco pessoas, além da apreensão de 64 balões e cerca de 1200 materiais utilizados na produção desses balões como lanternas, buchas, cangalhas e fogos de artifício.

De acordo com o coronel Jorge Fernando Pimenta, comandante do CPAm, a campanha lançada pelo Linha Verde é importante no combate à esse ilícito:

 "A campanha Disque Balão é fundamental para desestimular esse tipo de prática criminosa, já que a conscientização da população poderá minimizar estes efeitos. As informações do Linha Verde contribuem positivamente para que o Comando de Polícia Ambiental produza conhecimentos necessários e oportunos acerca de indivíduos e grupos envolvidos na fabricação, venda, transporte, depósito, soltura e resgate de balões, a fim de realizar operações para coibir essa prática",, explicou o comandante.

A prática de soltar balões é crime, de acordo com o artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98. A pena para quem for pego confeccionando, comercializando ou soltando balões que possam provocar incêndios é de 1 a 3 anos de detenção ou multa, ou ainda ambas as penas cumulativamente.