![]()
O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) instalou 12 câmeras no interior do Campo de São Bento, em Icaraí.
Foto: Douglas Macedo
O processo de monitoramento da cidade de Niterói avançou nesta sexta-feira (21). O Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) instalou 12 câmeras no interior do Campo de São Bento, em Icaraí, Zona Sul da cidade. Os dispositivos começam a operar assim que o processo de instalação for concluído e o link entre as câmeras e o Cisp seja feito. Em breve outras regiões da cidade, como Fonseca e São Francisco, também receberão novos equipamentos. Com o reforço de câmeras, o Cisp conta agora com 384 dispositivos de monitoramento.
A iniciativa da Secretaria de Ordem Pública (Seop), como já acontece em outros pontos da cidade, visa coibir práticas de delitos dentro do parque. Além disso, caso haja algum crime, as câmeras poderão auxiliar a Polícia Civil nas investigações. “Dando continuidade ao processo de instalação das câmeras de monitoramento na cidade, estamos instalando essas no Campo de São Bento. Em breve teremos instalações em outras regiões da cidade”, disse o secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas.
Emergência – A Prefeitura também lança mão da tecnologia para auxiliar nas ações. O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) atuará, caso solicitado via rádio ou em caso de flagrante delito durante o monitoramento de câmeras. A população também terá à disposição o serviço de chamadas 153, caso observe algum delito ou atitude suspeita.
Redução – Um balanço apresentado pela Polícia Militar dos dez primeiros dias de operação do Plano Integrado de Segurança Pública, iniciado nas áreas de Icaraí, Jardim Icaraí e Santa Rosa, na Zona Sul de Niterói, no dia 10 deste mês, pela Polícia Militar, através do 12º BPM, e a Guarda Municipal, coordenada pela Secretaria de Ordem Pública (Seop), aponta uma diminuição de 23,5% do número de roubos de rua na região. Com a evolução do projeto, a expectativa é de que para os próximos meses a ação seja expandida para outros bairros da cidade.![]()
A iniciativa da Secretaria de Ordem Pública (SEOP), como já acontece em outros pontos da cidade, visa coibir práticas de delitos dentro do parque.
Foto: Douglas Macedo
Com efetivo total de 22 policiais militares e 50 guardas-municipais, um novo esquema de patrulhamento está vigorando diariamente, das 7h às 19h, abrangendo áreas com os maiores índices de crimes, conforme mancha criminal elaborada pela PM com base nos registros de ocorrência feitos na Polícia Civil.
Antes do aumento do efetivo de guardas e a redistribuição dos policiais militares, que são parte do efetivo da companhia responsável pela área, entre 1º e 9 de outubro foram registrados 17 roubos de rua na região atendida. Já entre os dias 10 e 20 foram feitos 13 registros na delegacia da área. E, segundo o comando do 12º BPM e a Seop, a tendência é de que a queda seja ainda maior. “Após um aumento no número de roubos de rua, principalmente nas saídas das escolas daquela região, foi pensada uma ação conjunta, que seria mais um passo no Plano Integrado de Segurança, iniciado com cabines compartilhadas entre PM e Guarda Municipal. Para isso, foi feito um estudo dos horários e locais mais apropriados, segundo a mancha criminal, e o patrulhamento foi lançado ao terreno. O resultado nos primeiros dez dias do projeto é a diminuição do roubo de rua”, explicou o Major Eduardo Dolzany.
A mudança na forma de patrulhamento, com agentes percorrendo as áreas abrangidas a pé e de bicicletas, fazendo abordagens de suspeitos e ainda distribuindo material informativo com o número 153 do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), foi amplamente percebida pela população, com moradores se mostrando otimistas quanto aos resultados. “Essas últimas semanas tenho percebido uma movimentação maior de policiais militares e guardas-municipais pelas ruas de Icaraí, especialmente nas áreas próximas ao Campo de São Bento, onde já houve muitos relatos de assaltos, inclusive a crianças. Eu nunca fui, mas conheço muita gente que foi assaltado no bairro, então espero que essa iniciativa continue e que melhore cada vez mais a segurança”, diz o morador Marcelo do Nascimento Ribeiro, de 35 anos.
A sensação de segurança, assim como a proximidade maior com a população também é sentida pelos próprios agentes em serviço. Segundo eles, esse patrulhamento constante permite que as pessoas os reconheçam e se sintam mais confortáveis em colaborar com informações, o que ajuda no trabalho de segurança das áreas. E a meta é, segundo o secretário de Ordem Pública, coronel Gilson Chagas, com a ajuda das pessoas diminuir ainda mais o percentual de crimes. “Os resultados iniciais demonstram mais uma vez que estamos seguindo o caminho certo. A política de integração entre a Guarda Civil Municipal, o 12º Batalhão e a Polícia Civil está sendo um ganho para Niterói. O nosso objetivo é melhorar ainda mais esses números”, disse Chagas.
Campo de São Bento mais vigiado
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura