Carnamar: mais de 100 barcos na folia

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Barcos ornamentados vão desfilar pela orla de Jurujuba à Boa Viagem

Arquivo Débora Nunes

O encerramento oficial do carnaval de Niterói acontece no domingo (21), com a realização do Carnamar. O evento, não realizado no ano passado, retorna com força total e passa a fazer parte do calendário oficial da cidade. Marcado para às 10h, com concentração na enseada de Jurujuba, o Carnamar tem expectativa de participação de mais de 100 barcos de pescadores, além de integrantes de clubes náuticos de Niterói e do Rio de Janeiro.

Após a saída de Jurujuba, os barcos seguiram pela Baía de Guanabara em direção ao Museu de Arte Contemporânea (MAC), passando pela orla de Jurujuba, Charitas, São Francisco, Icaraí e Boa Viagem. 

No local,segundo o presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), José Haddad, será feita uma saudação a dois patrimônios históricos da cidade, o MAC e a Ilha da Boa Viagem, reaberta para o público.

Organizado pelo Bloco do Peixe, bloco de embalo que desfila pelo bairro Ponta da Areia, e com apoio da Prefeitura de Niterói, através da Neltur, o Carnamar contará com a animação da escola de samba Acadêmicos do Sossego, campeã da Série B do carnaval carioca, apresentação da banda Bicho Solto e DJs.

Entre as atrações do evento estão ainda a escolha da Musa do Carnamar 2016 e para o barco mais enfeitado e embarcação mais animada. Os prêmios serão de R$ 3,5 mil e R$ 1,5 mil, respectivamente. A eleição acontecerá durante o evento e contará com a participação dos comodoros dos clubes náuticos como jurados.

O evento terá o apoio de uma lancha, alugada pelo bloco organizador da festa, que acompanhará todo o trajeto das embarcações pela Baía de Guanabara.  

“A gente espera que o Carnamar tenha uma ótima adesão em virtude de estar retornando e sendo posicionado como evento calendário do município. No domingo, oficialmente se encerra o carnaval da cidade, que foi estendido por mais 15 dias, o que movimenta a economia, através da geração de emprego e renda”, disse o presidente da Neltur.