Cartilha e guia ajudam o consumidor a se defender

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Quem passar nesta quarta-feira (15) pela Praça Arariboia, no Centro de Niterói, poderá receber pequenas dicas preciosas para, muitas vezes no dia a dia, defender o seu bolso. Para marcar o Dia Mundial do Consumidor, comemorado nesta quarta, a Secretaria de Defesa do Consumidor de Niterói distribuirá cartilhas com Código de Proteção ao Consumidor e estará ensinando como usar o cartão de crédito com sabedoria, para evitar o pagamento de juros abusivos.

O secretário de Defesa do Consumidor, Roberto Nunes Teixeira, alerta que, nesta data, quando muitas ofertas podem seduzir o público, é importante ter muita atenção, principalmente quando se tratar de compra financiada.  

“A primeira dica é o consumidor ler com muita atenção todo o contrato que está assinando, nos mínimos detalhes, para depois não ser pego de surpresa com alguma cláusula que não viu. Verificar o número de parcelas e ver se o custo mensal cabe no seu bolso é outra maneira de se livrar de problemas. Exigir sempre a nota fiscal é um direito do consumidor e é considerado crime o lojista não entregar a nota”, ensina o secretário.

Em Niterói, a Secretaria de Defesa do Consumidor funciona das 10 às 17 horas na Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, 481/ sobreloja, no Centro. São realizadas intermediações de pequenos casos, além de orientação e encaminhamento dos consumidores para órgãos como Procon e Ministério Público se for o caso.  

Guia digital – Em homenagem ao Dia Mundial do Consumidor, o Procon Estadual lançou um guia digital com dicas para compras em supermercados. Em um único arquivo em PDF, estão reunidas orientações e informações sobre temas como planejamento das compras, cálculo das despesas, venda casada e promoções relâmpago, entre outros. 

O arquivo pode ser lido ou baixado no site do Procon Estadual (www.procon.rj.gov.br), clicando no item “Consumidor” e depois em “Cartilhas e folders”. 

Origem nos EUA – O Dia do Consumidor foi criado pelo presidente americano John Kennedy nos anos 60 e depois regulamentado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). O objetivo é chamar a atenção para os direitos e deveres tanto do consumidor quanto do lojista.