![]()
Espetáculos foram suspensos devido a falta de energia
Foto: Colaboração / Carolina Ribeiro
Por conta do corte de energia elétrica do prédio da Reitoria da Universidade Federal Fluminense desde a noite da última terça-feira, o Centro de Artes UFF, ambos localizados na Rua Miguel de Frias, em Icaraí, precisou cancelar suas atividades nesta quinta-feira (14) até o próximo fim de semana. A programação do cinema e do teatro da instituição estão suspensas e não há previsão para o retorno. A dívida financeira que motivou a interrupção da iluminação, segundo a concessionária Enel Distribuição Rio, ultrapassa o valor de R$ 15 milhões.
No teatro, o espetáculo O Incansável Dom Quixote, que se apresentaria nesta sexta, sábado e domingo, além de Sonho de Uma Noite de Verão, que aconteceria nesta quinta, foram suspensos. De acordo com a assessoria de comunicação da universidade, a decisão aconteceu “por iniciativa das produções em acordo com a gerência do teatro”. As sessões de cinema do Cine Arte UFF também foram canceladas até que o problema seja resolvido. A realização do concerto Natal Medieval, marcado para às 10h30 de domingo (17) ainda não foi descartada, a universidade aguarda “os próximos acontecimentos”.
Em nota, a concessionária informou que a decisão de interromper o abastecimento de energia da unidade somente foi tomada após a empresa tentar negociar o débito em várias ocasiões e não obter retorno da instituição. A Enel também acrescentou que o acordo de pagamento ainda não foi concluído e, por isso, o fornecimento de energia permanece suspenso. Segundo informações da assessoria geral de comunicação da universidade, a UFF segue em negociação com a empresa de energia e “tal resultado é aguardado para definir a continuidade das atividades do Centro de Artes UFF”.
Responsável pela verba repassada para a instituição, o Ministério da Educação (MEC) divulgou que liberou toda a verba disponível para o orçamento de custeio - destinado a serviços de limpeza, vigilância, contas de água, luz e outras atividades essenciais - das universidades federais do país e que o fluxo de repasses financeiros está sendo realizado sem atrasos. O valor disponibilizado para a UFF é R$ 193 milhões, conforme estabelece a Lei Orçamentária Anual (LOA). Após o repasse, o órgão informou que o Ministério não possui influência sobre os processos de pagamentos de serviços.
Sem luz, UFF suspende espetáculos
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura