Chuvas deixam o Rio em estágio de atenção

Rio de Janeiro
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Veículos trafegam com dificuldade em Neves, São Gonçalo

Foto: Colaboração / Carolina Ribeiro

O Rio de Janeiro registra chuva intensa desde a noite de ontem (7) e está em estágio de atenção desde as 19h35. Hoje pela manhã, motoristas precisaram de atenção aos bolsões de água em diversas vias de Niterói e São Gonçalo. Quem seguia em direção ao Rio, encontrava pontos de retenção na Alameda São Boaventura e na BR-101, em especial. 

Apesar de chover com menos intensidade, motoristas encontram lentidão na BR-101 desde o bairro Jardim Catarina, na altura do Km 306. Na Alameda, o reflexo do congestionamento chegava ao início da RJ-104. Na Ponte Rio-Niterói, tempo de travessia para o Rio de Janeiro chegou a 19 minutos. 

De acordo com o Climatempo, a previsão para o dia de hoje é de tempo instável na cidade, com céu encoberto a nublado, chuva fraca a moderada de manhã e pancadas de chuva a partir da tarde. Há chances de rajadas de vento moderado a forte, principalmente à noite. A temperatura máxima prevista é de 28°C e a mínima de 19°C.

O temporal da madrugada provocou alagamentos em diversos bairros em ambos os municípios. Pelas redes sociais, moradores postaram vídeos e fotos dos locais atingidos. 

Região Serrana tem mau tempo

Cidades da Região Serrana estão em estágio de atenção desde quinta-feira (4) e no sábado houve deslizamentos sem vítimas em Teresópolis, Nova Friburgo e Trajano de Moraes.

Segundo o sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), na região hidrográfica do Rio Piabanha, os rios Paquerer, Meudon, Fisher, Príncipe e Quebra Frascos, todos em Teresópolis, estão em estágio de vigilância.

Já os rios Quitandinha, Palatinado, Piabanha e Cuiabá, em Petrópolis, têm estágio de atenção. Várias estações pluviométricas da cidade registram acumulado na faixa de 20mm de chuva nas últimas 24 horas, chegando a 41mm na estação de Araras.

Em Nova Friburgo e Bom Jardim, os rios monitorados pelo Inea estão em estágio de vigilância, sem registro significativo de chuvas nas últimas 24 horas.

Chuvas afetam outras regiões

Na bacia da Baía de Guanabara, o Rio Saracuruna, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, está em estágio de alerta, com acúmulo de 29mm de chuva nas últimas 24 horas. Os rios Inhomirim e Capivari estão em estágio de atenção.

Angra dos Reis, na Bacia da Ilha Grande, na Costa Verde, também está em fase de atenção, com acumulado de 38,6mm de chuva em 24 horas. Na região do Médio Paraíba do Sul, o Rio Barra Mansa trasbordou no município de Barra Mansa, com acumulado de 60,2mm de chuva em 24 horas.