Cinco derrapagens em 24 horas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Moradores da região dizem que asfalto liso e acúmulo da água contribuem para a aquaplanagem dos veículos

Foto: Reprodução/ONG ViverBem

O impressionante número de cinco derrapagens registradas em um período de menos de 24 horas, num final de semana chuvoso, pelas câmeras da organização ViverBem, localizadas na Estrada Engenheiro Manoel Pacheco de Carvalho, a antiga Estrada Velha de Itaipu, preocupa a população. A importante via de ligação entre o Largo da Batalha e a Região Oceânica, em Niterói, é conhecida pelos acidentes, que costumam ser mais frequentes quando chove.

No primeiro acidente em sequência registrado pela câmeras, um veículo chega a girar depois de se chocar contra a mureta da pista, justamente em um momento de grande movimento na estrada. Por pouco não causou um acidente ainda maior, já que muitos carros vinham atrás. Em seguida, pôde ser vista, nas imagens registradas pelas câmeras, a solidariedade dos demais motoristas, que pararam para prestar socorro. 

O segundo caso foi semelhante e aconteceu um pouco depois do primeiro, quando um veículo vermelho também girou na pista, mas por sorte não se chocou contra nada. Ambos os casos foram registrados por volta das 18h do último dia 17.

O terceiro e o quarto acidentes aconteceram já na manhã de domingo, entre 8h30 e 9h. Na ocasião, os motoristas não chegaram a girar na pista, mas claramente os veículos acabaram desgovernados por um bom tempo. O quinto caso, registrado às 11h03, não foi diretamente registrado pelas câmeras, mas elas mostraram a reação de um motorista parando seu carro e voltando para ajudar. Dez minutos depois, às 11h13, às câmeras registraram o sexto e último acidente. No canto da imagem um veículo cai justamente em um ponto da pista onde não há mureta de proteção.

A Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans) informou que a estrada está plaqueada e com o asfalto pintado.

 “Em horários de maior movimento, há deslocamento de agentes para orientação em caso de acidentes”, afirma o órgão. 

Em um acidente ocorrido no último dia 31 de junho, moradores da região já diziam que eles são mais comuns quando chove. Na ocasião, um motorista perdeu o controle na curva e caiu, capotando por cima de um outro automóvel, que já estava no fundo da ribanceira, fruto de outro acidente.

“O problema é que a pista é muito lisa e acumula água. Na primeira vez fiquei assustado, mas agora acostumei com a situação”, desabafou Charles Carvalho, morador da região.  

Obra - A Prefeitura de Niterói, através da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), informou que está substituiu as muretas da Estrada. Cerca de 400 metros do material foi reparado com objetivo de dar mais segurança aos usuários da via.