Comerciante é morto durante assalto em São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O comerciante José Zeferino dos Santos, de 68 anos, morreu na noite desse domingo (21) após ser atingido por um tiro no pescoço durante um assalto a seu bar na Rua Laércio Xavier de Mendonça, em Jardim República, bairro Almerinda. Segundo a PM, dois criminosos que haviam roubado duas pessoas do lado de fora do estabelecimento invadiram o comércio anunciando o assalto e fizeram vários disparos contra a vítima.

De acordo com a Polícia Civil, outras quatro mortes por tiros também ocorreram na noite de domingo, em São Gonçalo e Itaboraí. Todos os casos estão sendo investigados pela Divisão de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo (DHNISG).

José Zeferino chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. No local da morte do comerciante, a PM apreendeu um revólver calibre 32 usado pelos bandidos.

De acordo com a PM, os criminosos, após atirarem contra o comerciante, foram interceptados por policiais que patrulhavam a região, mas conseguiram fugir após troca de tiros. Durante a madrugada, um homem baleado deu entrada na emergência do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), no Colubandê, e acabou preso sob suspeita de ter participado do confronto.

De acordo com o comandante do batalhão de São Gonçalo, coronel Fernando Salema, o homem é acusado de ser o autor do disparo que atingiu o comerciante. Identificado apenas como Rodrigo, ele, segundo Salema, teria confessado o crime. Até o fechamento desta edição ele permanecia internado sob custódia no Heat.

Outras mortes – A DHNISG investiga outras mortes à bala que ocorreram no domingo, todas em vias públicas. Foram três casos em São Gonçalo e um no distrito de Cabuçu, em Itaboraí. Embora em horários próximos, a polícia não acredita que os crimes possam ter ligações.

No Jardim Catarina, Marcelo Alvarenga de Sá, de 41 anos, foi morto na Rua Adelaide Lima. O corpo foi achado por volta das 20h30. No Coelho, Vanderson dos Santos Madureira, de 39 anos, foi morto na esquina da Rua Joaquim Rafael com Francisco Rebelo da Silva. De acordo com a especializada, ambos tinham passagem por roubo.

Ainda na noite de domingo, De acordo com a Polícia Civil, Kelton do Amaral Costa, de 21 anos, foi executado a tiros por dois homens encapuzados na Rua Dionísio Rocha, em Santa Catarina, próximo ao Fórum. A namorada da vítima também se feriu durante a ação. Ela foi socorrida e levada para o Pronto-Socorro de São Gonçalo (PSSG) e não corre risco de morte.
De acordo com testemunhas, os dois estavam na porta de casa e foram surpreendidos por homens que desceram de um carro e realizaram os disparos na direção do jovem. Kelton foi atingido com pelo menos cinco tiros.

Já em Itaboraí, por volta das 21h30, o corpo de José Paulo da Silva Victorino, de 51 anos, foi encontrado com marcas de tiro na Rua Francisco Magalhães, no distrito de Cabuçu.

(Com Cícero Borges)