Consumidores encontram mais vagas para estacionar em Niterói

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na Rua Visconde de Sepetiba, no Centro, por exemplo, placa de proibição para estacionar está coberta por plástico

Foto: Evelen Gouvêa

Começou nesta segunda-feira (28), nos bairros de Icaraí, Jardim Icaraí, São Francisco e Centro, a implantação das vagas de estacionamento rotativo em número ampliado para o fim do ano. Ao longo da manhã, funcionários da Niterói Rotativo realizaram a instalação das placas de sinalização nas regiões. Ao todo, são cerca de 900 novas vagas, ao preço de R$ 3,50, a cada duas horas. Nos bairros, as opiniões sobre o sistema se dividem. Os horários e dias de funcionamento dessas vagas - que ficam autorizadas até 31 de dezembro - variam. 

No Centro de Niterói, mudanças em trechos de ruas importantes, como a Avenida Amaral Peixoto. Na Rua Visconde de Sepetiba, o estacionamento era proibido do lado esquerdo do fluxo. Com a implementação das novas vagas, a placa que sinalizava essa proibição foi coberta por um saco plástico amarelo. Para o aposentado Antônio Medeiros, de 71 anos, a preocupação é com a movimentação nas ruas internas.  

“É positivo porque é mais uma opção de lugar para estacionarmos. Mas a custo de que? Passei ali pela Rua São João, que é bem estreita, e vi que já tem carro estacionado do lado direito. Mal dá para passar”, reclamou. 

No bairro, também receberam vagas a Rua São João; Rua Cel. Gomes Machado; Rua da Conceição; Rua Aurelino Leal; Rua Senador Nabuco; Rua Manoel de Abreu; Rua Visconde de Sepetiba; Rua Barão do Amazonas; e Rua Visconde de Itaboraí. A expectativa de comerciantes é de que, com a facilidade de mais opções para estacionamento, a clientela seja atraída para as lojas. 

“Aqui no Centro, a falta de lugares para estacionar é um problema. Muita gente acaba preferindo ir ao shopping, porque é mais fácil, mais cômodo. Espero que, podendo parar por aqui, os clientes apareçam mais”, comentou um lojista.  

Zona Sul - Nas ruas de São Francisco - trechos da Avenida Prefeito Sylvio Picanço; Rua General Rondon e Rua Arariboia -, o estacionamento é válido de segunda-feira a domingo, de 9h às 19h. O administador André Silva, de 44 anos, foi visitar um amigo no bairro, e já estacionou em uma das novas vagas. 

“Acho que uma opção a mais de estacionamento é sempre bom. É um dinheiro que vou desembolsar para parar com a segurança de que não vão rebocar o meu carro”, disse. 
 
Em Icaraí, a Rua Álvares de Azevedo; Rua Pereira da Silva; Rua Lopes Trovão; Rua Lopes Trovão; Rua Comendador Queiroz e Rua Moreira César - e no Jardim Icaraí , nas ruas Santa Rosa; Dr. Paulo César; Travessa Tenente Mesquita; Rua João Pessoa; Rua Presidente Backer e Rua Erotides de Oliveira - também houve ampliação no número de vagas.

“Essas ruas são identificadas como polos principais de comércio. São importantes eixos e cada um com sua característica. Gavião Peixoto Moreira César Tavares de Macedo se destacam por terem um conceito de moda em alto padrão, Gavião Peixoto mais para o varejo e Jardim Icaraí. Isso também vale para o perfil do comércio de São Francisco e Centro da cidade. É um ordenamento que atende o comércio e os moradores da cidade”, observa Fabiano Gonçalves, secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói.