A Defesa Civil de Niterói realizou nesta sexta-feira (21), no Engenho do Mato, mais uma ronda preventiva contra queimadas. A iniciativa contou com a participação de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos, Hídricos e Sustentabilidade, Guarda Ambiental e voluntários do Nudec Queimadas (Núcleo de Defesa Civil nas Comunidades). O objetivo da ronda preventiva, que faz parte do plano “Niterói contra Queimadas”, é conscientizar a população sobre os problemas causados pela queima de lixo doméstico, uso do fogo para limpar encostas, entre outras práticas danosas à vegetação e ao meio ambiente. Em 2016, já foram realizadas sete ações, em diversos bairros. De acordo com dados da Defesa Civil, de janeiro a julho deste ano, ocorreram 174 focos de incêndios florestais.
Outra ação que integra o plano é o mapeamento das comunidades, que leva em consideração a geomorfologia do município, bem como o tipo de vegetação de cada área e as ocupações em regiões-limite com áreas verdes da cidade. O convênio da Prefeitura com o Corpo de Bombeiros, no qual os bombeiros interessados se inscrevem no Regime Adicional de Serviço (RAS) e recebem remuneração extra para que trabalhem em seus dias de folga no combate aos incêndios em áreas de vegetação, também integram o projeto, que abrange ainda o plano de contingência para queimadas e formação de voluntários nos Núcleos de Defesa Civil de Niterói – atualmente cerca de 100 pessoas já receberam a capacitação para atuar nas áreas onde moram.
Na ação desta sexta, os agentes percorreram as casas das comunidades localizadas próximas à vegetação, as áreas de riscos e orientaram a população sobre as medidas de prevenção contra queimadas, como não colocar fogo no lixo. Além da conscientização, foi efetuado um cadastro georreferenciado dos moradores, com a utilização de GPS, para que periodicamente seja feito contato em caso de incêndios no bairro.
Em duas residências a equipe flagrou moradores ateando fogo no lixo. Eles foram orientados a apagar e não repetir a irregularidade. “Quase todos os incêndios em vegetação têm origem humana, seja por ação criminosa ou acidental. Provocar incêndio em vegetação, assim como soltar balão, é crime, e os responsáveis podem ser presos”, afirma o subsecretário de Defesa Civil, Walace Medeiros.
Ele destaca que o plano “Niterói Contra Queimadas” já apresenta resultados positivos e expressivos na redução dos focos e das áreas atingidas por incêndio em vegetação, e caracteriza-se pelo seu alto grau de envolvimento com a comunidade. “Cada órgão passa sua orientação e a Defesa Civil faz o mapeamento das residências, coleta dados dos moradores, as coordenadas geográficas e, a partir disso, é criado um cinturão de prevenção”, explicou.
Defesa Civil previne contra incêndio
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura