Desafio para 2016

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Não restam dúvidas de que a Reforma da Previdência é hoje um dos temas prioritários do Governo Federal. A presidente Dilma Rousseff disse ontem, acertadamente, que o Brasil vai ter que “encarar” as mudanças.

É impossível desconsiderar o aumento da expectativa de vida dos brasileiros e suas consequências. No futuro, haverá menos trabalhadores para sustentar mais aposentados e pensionistas. 

Trata-se de uma realidade que deve ser foco de intensa discussão em toda a sociedade. É preciso buscar uma solução, uma fórmula para que se garanta a justiça social inserida em toda a questão.

As possibilidades de aumentar a idade mínima de acesso à aposentadoria ou a alternativa do sistema 85/95 estão colocadas. É preciso avançar no debate acerca deste assunto de interesse de toda a população brasileira.

No entanto, o debate deve levar em consideração um ponto preponderante: é inadmissível que os direitos adquiridos sejam desrespeitados. 

A aprovação da Reforma da Previdência, que o Governo Federal deverá enviar para o Congresso Federal ainda neste primeiro semestre, é mais um desafio para o Brasil neste ano que se inicia. 

É uma questão que deverá estar acima de interesses políticos ou de qualquer outra natureza.