Descaso na Praia das Pedrinhas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Embora alguns postes anunciando internet ainda se mantenham de pé, o sinal da rede no local já caiu há muito tempo

Foto: Lucas Benevides

A Praia das Pedrinhas, apesar da poluição em suas águas, atrai muitos visitantes, principalmente aos fins de semana, por ser considerado um polo gastronômico e referência turística de São Gonçalo. O próprio prefeito José Luiz Nanci é um dos frequentadores assíduos do local, segundo comerciantes. No entanto, o cartão-postal gonçalense é ofuscado pelo descaso que afeta o bom funcionamento da orla. Além de problemas estruturais, como equipamentos quebrados, uma rede wi-fi instalada na área cerca de três anos atrás já não funciona há um bom tempo.

Mesmo com o crescimento do acesso à internet gratuito nos principais pontos turísticos do Estado, São Gonçalo continua andando na contramão da tecnologia e inclusão digital. Ao ligar e procurar a rede wi-fi anunciada pelas placas instaladas nos refletores ao longo da orla, os frequentadores não conseguem o acesso prometido pela prefeitura. O sinal, segundo comerciantes locais, funcionou somente durante o primeiro ano depois da instalação.

“Já tem uns três anos que instalaram a internet aqui via wi-fi, mas há dois anos não funciona mais. Nem achar a rede no celular a gente consegue, não existe. Ninguém nunca nem veio fazer alguma manutenção disso”, contou uma funcionária de um dos quiosques.

Bancos que ficam juntos às mesas de concreto na área de lazer também estão em péssimas condições

Foto: Lucas Benevides

Ao contrário do que dizem as placas na orla, a “nova Praia das Pedrinhas” já não é tão nova assim. Alguns dos refletores caíram em fevereiro deste ano, como contam os comerciantes, mas, até hoje, nunca foram colocados no lugar.

“É só andar pelo calçadão que a gente vê os buracos que tinham postes, e nunca colocaram novos no lugar. Caiu no carnaval, e até hoje nada. Fica uma escuridão aqui durante a noite”, reclamou um comerciante.

E com a má iluminação, surgem novos e velhos problemas. Alguns frequentadores relatam clima de insegurança quando escurece na Praia das Pedrinhas. Andando por lá, não é uma tarefa difícil encontrar camisinhas espalhadas pelo caminho. O uso de drogas também não é incomum.

A Praia das Pedrinhas, apesar do banho não recomendado, também era para ser uma área de recreação, principalmente para as crianças. Ao contrário disso, a falta de manutenção nos equipamentos impede que os pais se sintam seguros em deixar os filhos brincando no local. Ao final da orla, um gramado repleto de lixo – até um vaso sanitário foi encontrado –, já não tem bancos e mesas inteiras. Todas as instalações estão quebradas, com vergalhões aparentes, causando riscos de acidentes. 

Instalada há três anos, rede de internet gratuita já não funciona há dois

Foto: Lucas Benevides

Procurada, a Prefeitura de São Gonçalo informou pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano que o espaço está no cronograma de obras do município, no entanto, a Prefeitura está dando prioridade aos corredores viários e a outros importantes pontos de acesso e grande circulação de pessoas na cidade. 
Já a Subsecretaria de Limpeza Urbana esclareceu que a coleta de lixo está regular. Alguns comerciantes realizam o descarte em locais e horários impróprios, acarretando neste problema. 

Sobre o wi-fi, o Executivo informou que o acordo foi firmado durante a gestão passada e teve duração de menos de um ano, inclusive, tendo chegado ao fim ainda no antigo governo.