Detran faz campanha por um trânsito de paz

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Detran-RJ intensifica as campanhas com ciclistas e motoristas pelo compartilhamento harmonioso das ruas

Foto: Divulgação / Clarice Castro

O Detran-RJ intensifica as campanhas com ciclistas e motoristas pelo compartilhamento harmonioso das ruas. A cidade do Rio de Janeiro é considerada bike friendly por ter extensão considerável de ciclovias: cerca de 450 quilômetros. A autarquia tem distribuído a cartilha Ciclistas e o Código de Trânsito Brasileiro – Direitos e Deveres, que traz as normas de conduta para os condutores de duas rodas.

A bicicleta também é um veículo registrado no Código de Trânsito desde 1998, ainda que os ciclistas não frequentem aulas, como os motoristas fazem, para conhecer seus direitos e deveres.

“As regras de trânsito também valem para os ciclistas, além dos equipamentos obrigatórios, como retrovisor do lado esquerdo, material refletivo noturno e buzina. Recomendamos equipamentos de segurança: capacetes, roupas chamativas ou coletes”, afirmou João Marcelo Gueiros dos Santos, diretor de Educação no Trânsito do Detran-RJ.

Condutas erradas no trânsito também são aplicáveis aos ciclistas. Por exemplo, conduzir a bicicleta ameaçando os pedestres é infração gravíssima. E sempre que estiverem na contramão, em calçadas ou junto a pedestres, a bicicleta deve ser desmontada.

Dicas para evitar situações de perigo




- Trace o trajeto antecipadamente, escolhendo ruas com menos veículos na via, para diminuir riscos;

- Deve-se circular do lado direito da via, com os veículos mais pesados e que dirijam mais devagar;

- Motoristas precisam reduzir a velocidade e dar um metro de distância para a circulação do ciclista, quando avistá-lo.