Domingo de fé e homenagem a Nossa Senhora da Boa Viagem

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Imagem da santa chegou à ilha pela manhã

Foto: Douglas Macedo

A manhã deste domingo (23) foi de fé para centenas de devotos que participam da missa especial celebrada em homenagem a Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Boa Viagem, Zona Sul de Niterói.

Chegada dos devotos na Ilha de Boa Viagem

Foto: Douglas Macedo

A imagem da Santa chegou à ilha em uma procissão marítima que saiu de Jurujuba e trouxe também o padre Anderson, da Igreja de São Domingos,além dos escoteiros do Gaviões do Mar. Participaram 86 escoteiros, que incluem os lobinhos (de 8 a 10 anos) , escoteiros (de 11 a 15), sêniors (16 a 18), pioneiros (18 a 21) e chefes (a partir de 22 anos).

Segundo Jorge Pajuaba, escotista e  antigo chefe, o barco que traz a Santa é do escoteiro Fábio Martins. Ele falou sobre o histórico de fé entre os escoteiros e a santa. 

"Nossa Senhora da Boa Viagem tem nos abençoado desde 1936, quando a Marinha passou a administração da ilha para os escoteiros. Sempre agradecemos e pedimos proteção a ela. Eventos como esse nos trazem a sensação de pertencimento", disse Jorge. 

A presidente do Apostolado de Nossa Senhora da Boa Viagem, Sandra Mariusa, está muito agradecida com a retomada da tradição, que existe desde o século XVII, com a realização da procissão marítima em honra da Padroeira da Ilha da Boa Viagem. 

"Nós tomamos conta da manutenção da igreja e trabalhamos em parceria com os escoteiros, que cuidam da ilha. Gostaríamos de agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram e todas  as que estão presentes neste domingo de fé", pontuou Sandra. 

A católica Hotensia Monteiro Corrêa, de 84 anos, mora no Fonseca e fez questão de estar presente na missa que homenageia Nossa Senhora da Boa Viagem. Para isso, trouxe consigo sua neta, Luma, que também vai à missa todos os domingos. 

"Frequento esta igreja desde a década de 80. Acho aqui lindo e charmoso! Uma pena que o MAC ofusque a beleza da ilha. Sobre a missa, o padre Anderson faz uma leitura muito clara, que me agrada bastante", comentou a aposentada. 
?
A realização do evento, que reuniu cerca de 200 pessoas, é do Apostolado de Nossa Senhora da Boa Viagem e do 4º Grupo Escoteiro Gaviões do Mar da Boa Viagem, com apoio da Paróquia de São Domingos de Gusmão e da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur). 

Fechada há cerca de 30 anos, a Ilha da Boa Viagem passou por uma repaginação feita pela Prefeitura e hoje é um dos principais atrativos turísticos da cidade com acesso aos sábados, domingos e feriados nacionais.