Eleição: 500 militares nas ruas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As máquinas que estavam no 12º BPM (Niterói) vão ficar de resguardo no caso de alguma eventualidade no dia do pleito

Foto: Evelen Gouvêa

Cerca de 500 militares do Exército Brasileiro começam no sábado (29), em Niterói e São Gonçalo, os trabalhos de patrulhamento em apoio à votação e apuração do segundo turno das eleições municipais de 2016. Niterói vai contar com tropas nos bairros de Icaraí, São Francisco, Ingá, Centro e Fonseca. Em São Gonçalo serão abrangidas as regiões de Colubandê, Nova Cidade, Patronato, Trindade, Vila Yara, Centro, Boa Vista e Raul Veiga. 

Segundo a assessoria do Comando Militar do Leste, a escolha das localidades atendidas ficou a cargo do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ). Os agentes encerrarão as atividades de patrulhamento depois da conclusão da apuração das urnas, no dia 30.

Distribuição - Nesta quitna-feira (27), o TRE-RJ começou a distribuir as urnas eletrônicas biométricas destinadas ao segundo turno das eleições municipais de Niterói. Nesse primeiro momento, saíram do 12º Batalhão da Polícia Militar (Niterói) - onde estavam alocadas - as máquinas reservas, ficarão de resguardo no caso de alguma eventualidade. No sábado, a partir de 11h as demais urnas que se encontram no polo serão distribuídas aos 143 locais de votação da cidade.

As 128 máquinas reservas, chamadas urnas de contingência, representam quase 10% do efetivo niteroiense, que conta com 1370 aparelhos. Essas urnas foram encaminhadas para um depósito no prédio onde estão localizadas as zonas eleitorais de Niterói. A partir de sábado, as urnas eletrônicas biométricas que serão utilizadas vão ser entregues aos delegados de cada seção eleitoral, que receberão e guardarão as urnas eletrônicas. 

Problemas – No primeiro turno das eleições municipais 2016, Niterói foi a segunda cidade do Estado do Rio de Janeiro que mais precisou substituir urnas eletrônicas. Ao todo, foram 116 substituições de máquinas que apresentaram problemas no dia eleitoral. A capital do estado foi líder de substituições: 238 urnas precisaram ser trocadas.