Encostas repaginadas pela cidade

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Morro do Estado na região central está entre os locais contemplados com as intervenções do Executivo

Foto: Prefeitura de Niterói / Leonardo Simplício

O mês de setembro será marcado pela entrega de obras de contenção em diferentes pontos de Niterói. No Caramujo, quatro intervenções estão sendo concluídas: Travessa Jurandir, Rua Selma, Bombeiro Américo e Jerônimo Afonso. No Fonseca, o Morro do Bonfim também terá o trabalho finalizado. O cenário é o mesmo na região central da cidade, com a obra da Rua Moacir Padilha, no Morro do Estado, e na Rua Jandira Pereira, em Santa Bárbara. Para a execução dessas intervenções, a Prefeitura de Niterói investiu, aproximadamente, R$ 22 milhões.

“As obras de contenção de encostas representam maior segurança e qualidade de vida para as famílias que vivem nessas regiões. Essas intervenções que estão sendo realizadas pela atual gestão municipal permitiram que Niterói não registrasse nenhum evento como deslizamento de terra nos últimos anos e, por conta disso, nenhuma vida foi perdida, diferentemente do que ocorreu em 2010, com a tragédia do Bumba”, lembrou o secretário municipal de Obras, Vicente Temperini.

Em andamento – Mais obras de contenção de encostas estão sendo realizadas em outros pontos da cidade. Na Rua Jonathas Botelho, no Cubango, a obra foi dividida em cinco frentes de trabalho. Em todas essas áreas estão sendo executadas técnicas como cortina atirantada com vigas estaqueadas, solo grampeado e a instalação de guarda-corpos. Com investimento de R$9 milhões, a previsão é de que a intervenção seja concluída no primeiro semestre de 2019.

Já no Morro do Arroz, no Centro, equipes desenvolvem técnicas para a implantação da cortina atirantada com vigas estaqueadas e solo grampeado. Na Ponta da Areia, a Rua São Paulo, na altura do número 121, recebe intervenções desde o fim de julho.